AO VIVO

Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) completa 65 anos de existência nesta terça-feira (27). Em comemoração, uma programação extensa foi organizada para o mês de junho. Dentre elas, estão uma audiência pública em homenagem ao aniversário, benção e missa especial, corrente de abraço, apresentação de banda militar, entre outros.

Em destaque na programação está a Audiência Pública em alusão ao aniversário que acontece na quinta-feira (29), às 10h, na Câmara de Vereadores de Pelotas. Na terça-feira (27), dia do aniversário, a programação festiva começa às 9h com apresentação da Banda Brigada Militar na rampa; após, ocorre o cerimonial aniversário do HUSFP no Centro Acadêmico. 

Às 10h15, está programada a Benção Dom Jacinto Bergmann e, às 10h30, a Corrente São Francisco. Pela tarde, às 15h, ocorrerá a Missa Especial de Aniversário na Capela do HUSFP e, a partir das 19h, happy hour no Bar Johnnie Jack. Nas dependências do HU, às 20h, ocorre a apresentação do grupo Samba e Sorriso nas unidades de internação. 

Importância para a região sul


O Hospital Universitário da UCPel realiza anualmente cerca de 120 mil atendimentos. É a maior maternidade da macro-região sul e considerado referência no atendimento para gestante de alto risco de Pelotas e outros 21 municípios da Zona Sul. Ainda, conforme o diretor-geral do HUSFP, Márcio Slaviero, o HU também é referência em neurocirurgia de alta complexidade.

O HUSFP oferece uma gama de atendimentos específicos e, por esse motivo, pode ser considerado um complexo de saúde. Além do atendimento hospitalar, o HU possui um campus ambulatorial, 11 estruturas de atenção primária de estratégia de saúde da família, espaço para pronto socorro, serviço de saúde ocupacional, etc. 

Segundo o diretor, “além de ser um importante laboratório na formação do médico, da mesma forma, o HU também possui uma importância muito grande assistencialmente”, conta. A estrutura ainda conta com 178 leitos e média de 1100 funcionários.

História do Hospital São Francisco de Paula


O Hospital São Francisco de Paula nasceu como uma casa de saúde fundada como Sociedade Hospital de Clínicas Dr. Francisco Simões em 27 de junho de 1958, com a evolução e desenvolvimento, tornou-se um hospital. Anos depois, configurou-se como órgão auxiliar da Universidade Católica de Pelotas por meio do bispo da diocese e reitor da instituição de ensino, Dom Antônio Zattera.

Atualmente, faz parte do grupo da Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC), e atende toda região de Pelotas com a missão de promover a saúde de forma ética e humanizada. É considerado um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul. 

De acordo com o diretor do HU, o hospital mantém viva a aspiração de Dom Antônio Zattera, fundador da UCPel.  “Queremos vencer desafios e continuar rumo ao crescimento, que o HU possa seguir contribuindo assistencialmente para toda a região, tornando-se referência em serviços de alta complexidade, e que também seja um grande campo de formação profissional dos cursos de graduação da UCPel”, diz. 

A programação de aniversário do HU teve início nos primeiros dias de junho. Dentre elas, a presença da equipe e o mascote “Chico” na Feira Nacional do Doce (Fenadoce) e em ação no Dia Mundial do Doador de Sangue no Hemocentro de Pelotas.


Redação: Lucia Ippolito

Foto: Leandro Lopes