AO VIVO

Secretaria de Administração e Recursos Humanos está com inscrições abertas para palestra e roda de conversas, visando estimular os cuidados à saúde mental

Dentro das ações que marcam o Janeiro Branco – mês dedicado aos cuidados com a saúde mental – a Prefeitura de Pelotas realiza, na próxima segunda-feira (30), dois momentos focados na saúde mental direcionados aos servidores. A partir das 9h30, no espaço externo da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sahr) ocorrerá uma palestra “Como estou me sentindo? Um diálogo sobre Saúde Mental” com a psicóloga Mariana Bonati. Na sequência haverá uma roda de conversa com profissionais facilitadores, para a condução da discussão: a psicóloga Mônica Freitas da Rosa e voluntárias do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Como participar

Os servidores municipais interessados devem fazer a inscrição, que é gratuita, até o dia 29, através do email sarh.egp@pelotas.rs.gov.br

Outros serviços voltados à saúde mental oferecidos pela SARH

Acolhimento ao servidor

O Município disponibiliza este serviço aos servidores que estejam sentindo a necessidade de apoio emocional ou desejam conversar sobre questões de saúde. Interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Atendimento Humanizado da SARH para agendar um acolhimento psicossocial, pelo email nahu.psicossocial@pelotas.rs.gov.br

Grupo Terapêutico em Saúde Mental

São grupos formados espontaneamente e que preservam o sigilo do que for partilhado. O objetivo é potencializar as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo. O programa inclui o ensino e a prática em grupo de estratégias para tratar a dificuldade enfrentada. 

Como fazer parte? Mediante adesão, informando nome, cargo, lotação e contato, além de descrever de forma breve o que motivou buscar a participação ou porque sente a necessidade de compor o grupo, pelo e-mail nahu.psicossocial@pelotas.rs.gov.br . Os encontros começarão em março e serão quinzenais.

Parceria Faculdade Anhanguera – Atendimento Psicológico

Pensando em facilitar o acesso a um acompanhamento psicológico, em parceria com a Faculdade Anhanguera, serão ofertadas dez vagas para acompanhamento na clínica de psicologia. Os interessados já podem solicitar inscrição para viabilizar a triagem, pelo e-mail nahu.psicossocial@pelotas.rs.gov.br, informando nome completo, matrícula, lotação e motivação. As consultas acontecem conforme disponibilidade do aluno estagiário, supervisionados, a partir do mês de março.

Sugestões

Além disso, a SARH abriu um espaço para sugestões sobre ações que possam se desenvolver junto aos servidores em relação à promoção da saúde mental, por meio da Ouvidoria do Servidor Público (e-mail sarh.ouvidoria@pelotas.rs.gov.br). A partir da opinião dos servidores, a SARH poderá programar futuras atividades e ir ao encontro de uma temática de interesse. Mais informações sobre qualquer uma das ações: whats (53) 991749840.

O Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco integra o calendário nacional do Ministério da Saúde e propõe ações de estímulo e alerta para os cuidados com a saúde mental da população. A ideia é promover a prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

Por César Soares