AO VIVO

Pelotas registra mais de 72 mil pessoas que não tomaram as doses de reforço

Por Victória Meggiato

Mais de 72 mil pessoas não tomaram as doses de reforço da vacina contra a Covid em Pelotas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse número preocupa os técnicos da SMS, já que entre os pacientes hospitalizados 67% deles estão com a imunização atrasada. 

“Esse indicador mostra que a medida mais efetiva para o controle do avanço dos casos é a vacinação, com especial atenção às doses de reforço”, afirma a diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado. 

A diretora ressalta que a prefeitura tem mantido ampla oferta de vacinas e que todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem aplicações em dois turnos de segunda até sexta-feira até as 17h. Já o Ambulatório do Campus da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (Av. Fernando Osório, 1586) horário é estendido até as 20h, diariamente. Além disso, o Município mantém o Trailer da Vacina, que semanalmente percorre os bairros.

Curva crescente deixa autoridades em alerta

Os dados da SMS mostram que de novembro a dezembro do ano passado foram registrados 701 novos casos na cidade, enquanto de dezembro até o dia 4 de janeiro o número de pessoas doentes chegou a 3.958. 

“Estamos em constante monitoramento dos leitos hospitalares de pacientes Covid positivos, bem como os casos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), principalmente nessas pessoas que têm potenciais agravamentos com fatores de risco para complicação da Covid”, explica Aline. 

Orientações para evitar o avanço da Covid

– Completar o esquema vacinal, em especial para as doses de reforço

– Em caso de sintomas, realizar a testagem

– Casos sintomáticos e assintomáticos devem cumprir isolamento de 7 dias após o início dos sintomas ou da data de realização do teste, além de manter as medidas de segurança até 10 dias do início dos sintomas/data do teste

– Quem teve contato com alguém que positivou deve manter as medidas de segurança por 10 dias a contar da data da última exposição com o caso confirmado: utilizar máscara facial em casa e em público, auto monitorar os sinais e sintomas sugestivos de Covid-19, evitar contato com pessoas que possuem fator de risco (idosos, imunossuprimidos e pessoas com múltiplas comorbidades), manter distância mínima de 1 metro das outras pessoas se estiver sem máscara, evitar frequentar locais onde a máscara não possa ser utilizada durante todo o tempo (como restaurantes e bares) e evitar se alimentar próximo a outras pessoas. Caso o indivíduo apresente sinais e sintomas sugestivos de Covid-19, deve iniciar o isolamento imediatamente

– Pessoas sintomáticas respiratórias e em situações de maior risco de contaminação pela Covid-19, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde devem utilizar máscaras.

– Higienizar as mãos frequentemente, com álcool 70% ou água e sabão.

Onde encontrar a vacina

De segunda a sexta-feira:

– Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h – exceto as Unidades da Balsa e do Jardim de Allah, que funcionam somente até as 13h30min 

– Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 8 às 17h

– Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas: das 8 às 20h – Av. Fernando Osório 1586

– Trailer da Vacina: das 10 às 15h, nos bairros, conforme o cronograma semanal 

Aos sábados:

– Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 8h30min às 12h30min

Foto: Michel Corvello – Arquivo/Ascom