Evento será sábado (12) e domingo (13), no parque Stone Land, a 24 quilômetros de distância do Centro da cidade

4ª Festa Municipal do Morango, no parque Stone LandCascata, 5º distrito de Pelotas, neste fim de semana, foi idealizada para atender o gosto do público de todas as idades, com música, animação, entretenimento, baile, shows, apresentações artísticas, diversão e lazer e, também, cantos e recantos de tranquilidade em meio à natureza. O evento tem por finalidade valorizar os produtores e consolidar a cultura da fruta produzida na zona rural, que se expande e conquista mercados em razão da qualidade.

“A Festa é feita para as pessoas se divertirem com suas famílias e para apreciarem o produto, cujo plantio vem crescendo em Pelotas. A valorização dos produtores e o estímulo à comercialização são também o mote do evento que, neste ano, terá o diferencial de se realizar num parque de aventuras, o Stone Land. Vai ser uma linda festa. Aguardamos a todos por lá”, salienta a prefeita Paula Mascarenhas, convidando o público para prestigiar a programação.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, informa que o ingresso do público é gratuito e que somente a taxa de R$ 15,00 é paga para estacionamento. “Reforçamos o convite para que pelotenses e visitantes de outros municípios e regiões prestigiem a festa. É a oportunidade de passar um fim de semana diferente, com diversificada programação. O morango é a atração principal, mas haverá farta gastronomia, incluindo os sabores coloniais”, destaca.

A 4ª Festa Municipal do Morango, realizada pelo parque Stone Land, conta com a participação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Santa Fé Eventos e produtores. A corte é formada pela rainha Jennifer Stocker Milech e princesa July Bender.

É fácil chegar no parque

O local do evento, parque Stone Land, está situado na BR-392, Km 89, à distância de 24 quilômetros do Centro de Pelotas e a 19 quilômetros a contar do Centro de Eventos Fenadoce.

O condutor do veículo, a partir do Centro de Eventos Fenadoce, deve ingressar na BR-392 e percorrer 19 quilômetros em direção ao município de Canguçu. Quando chegar na Administração do 5º distrito, Cascata, onde há placas da localidade, deve prosseguir por mais um quilômetro. O percurso estará sinalizado com bandeirolas vermelhas e verdes.

A 80 metros antes do local do evento, haverá uma placa indicando a entrada do parque Stone Land, localizado à esquerda, sentido Pelotas/Canguçu. Da BR até a Festa do Morango são 80 metros de estrada de chão. O público deverá entrar no local pelo segundo portão de acesso. Além de placas indicativas, pessoal da organização do evento estará presente para orientar os visitantes.

Transporte coletivo

Haverá ônibus, sábado e domingo, para quem preferir ir à Festa do Morango em transporte coletivo. A tarifa será de R$ 5,00 e a saída será às 12h20min, do Terminal da Colônia, na rua General Neto entre General Osório e Barão de Santa Tecla. O retorno está marcado para as 18h.

O ônibus direto irá do Terminal do Centro para o Stone Land e o indireto fará percurso pela avenida Fernando Osório e irá para o parque via Monte Bonito. Ambos partirão e retornarão no mesmo horário.

Programação da Festa

* Sábado

– 10h – abertura – banda típica Metais & Companhia

– 11h – banda Diplomada

– 12h – grupo de dança Ballet Sabrina Freitas, Invernada Juvenil CTG Coronel Thomaz Luiz Osório e Escola Waltzer Musik

– 13h30min – banda Imdaz e projeto Quem Luta Não Briga

– 14h – abertura oficial da 4ª Festa Municipal do Morango

– 15h30min – banda Diplomata

– 20h – baile com a banda Sul Brass, DJ Ju Martins e DJ Ferraz. Ingressos à venda pelo telefone (53) 98121.7918 ou no local

* Domingo

– 11h – DJ Ju Martin

– 12h30min – escolha do Melhor Morango

– 13h – grupo Stiepen, invernadas do CTG Cancela Grande e Sinuelo, e show com Solano Ferreira

– 14h – desfile temático

– 15h – conjunto gauchesco Expresso Vaneira

– 18h – encerramento – show do cantor Joca Martins

Produtores e agroindústrias

Os produtores de morango estarão na Festa com 25 bancas para comercialização da fruta in natura e produtos derivados, como doces, geleia, suco, cucas, espetinhos e outros.

Neste fim de semana, não haverá bancas da Feira Municipal do Morango na cidade. A produção será direcionada especificamente para a Festa. Desde o lançamento da Feira, no dia 22 de outubro, as vendas até a quarta-feira (9) chegaram a 4.401 quilos da fruta in natura, além de 502 cucas e 549 potes de geleia.

A 4ª Festa Municipal do Morango contará com oito agroindústrias locais: Casa Amarela (queijos, rapaduras de leite e doce de leite), Embutidos Triunfo (embutidos), Laticínios Crochemore (queijos e rapaduras de leite), Panificados Crochemore (panificados), Doces Crochemore (cristalizados e em calda), Agroflorestal Schiavon (sucos), Coopamb (produtos minimamente processados e salada de frutas), e Panificados Santa Áurea (bolos, cucas e salgados).

O evento no parque Stone Land conta com apoio de Nissan Itaimbé, Mais Nova, Central de Vendas Porto 5, Cresol, Sicredi e Câmara de Vereadores. Os colaboradores são Escola Estilo, Ervateira Pantanal, Cascata Rural, Grupo Shumann e Construtora Pelotense Ltda.

Por Tânia Magalhães

Foto: Michel Corvello