Durante a tarde desta quinta-feira (3), a Prefeitura de Pelotas realizou a terceira etapa da Feira do Conhecimento 4.0. O evento organizado pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), realizado no Pelotas Parque Tecnológico (PPT), incentiva a produção de experimentos que envolvam a criatividade e o uso de metodologias ministradas em sala de aula.

Com a participação de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Feira do Conhecimento 4.0 oferece diversidade de atividades, propiciando o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades cognitivas, socioemocionais e artísticas. A titular da Smed, Adriane Silveira, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de ampliar as tradicionais Feiras de Ciências, para fomentar as produções de todas as áreas do conhecimento para os alunos de todas idades e etapas da educação básica.

“Essa proposição do Município vem para desprender a ideia de feiras somente na área das ciências da natureza, e expandir a produção e exposição dos trabalhos para as diferentes esferas do conhecimento. Eu fico muito feliz que a gente tenha a participação efetiva de tantas escolas, alunos e professores. Espero que, em 2023, esse espaço fique pequeno para nossa próxima feira do conhecimento”, destacou a gestora.

O evento foi realizado em três etapas diferentes. A primeira, interna em cada escola participante; a segunda, virtual, com todas as instituições de ensino; e, a terceira, presencial, com a premiação dos experimentos apresentados virtualmente e exibição dos trabalhos para análise da Comissão Externa de Avaliação e premiação final.

Nas premiações das três etapas, destacaram-se as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Afonso Vizeu, Bibiano de Almeida, Fernando Osório, Francisco Caruccio, Garibaldi e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor Luís Artur Borges Pereira.

Por Micael Carvalho

Foto: Michel Corvello