AO VIVO

Prefeita Paula faz anúncio para os moradores da zona rural: colônia pode deixar de pagar Contribuição Sobre Iluminação Pública

Expectativa positiva foi o clima que envolveu a abertura oficial da 6ª Feira Municipal do Morango, nesta segunda-feira (24), no Largo do Mercado Central, sob animação de integrantes da banda Metais & Companhia e do Grupo Stieper. A venda direta do produtor ao consumidor se estenderá até o dia 30 de dezembro, em bancas instaladas no Centro e em bairros. A projeção indica que a safra 2022 resultará na colheita de mais de 1.700 toneladas da fruta. 

A cerimônia foi local de anúncio de interesse de toda a colônia. “No dia que inauguramos a Feira Municipal do Morango, quero anunciar que encaminhamos ao Poder Legislativo um projeto de lei para isentar integralmente a zona rural de Pelotas do pagamento da contribuição da iluminação pública. Queremos fortalecer cada vez mais a nossa agricultura familiar”, comunicou a prefeita Paula Mascarenhas.

Sobre o morango, Paula destacou a evolução da fruta em aparência e sabor. “Homenageio os homens e mulheres que trabalham com produção de morangos. Nos últimos dez anos, duplicou-se a área plantada com a fruta na nossa zona rural e o número de produtores triplicou. E, tem espaço para mais! A dedicação resulta em qualidade, agrega renda à produção para quem trabalha, gera riquezas, produz com coragem, força e capacidade”, disse.

A Feira do Morango é realizada pela Prefeitura, e conta com a participação da Emater, Embrapa, UFPel e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas. É um dos eventos da safra, que culmina com a Festa Municipal do Morango, programada para os dias 12 e 13 de novembro, no parque Stone Land, 5º distrito, Cascata, com diversificadas atrações, gastronomia típica colonial, diversão, lazer e entretenimento. 

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, acompanhou a abertura oficial da temporada de comercialização e afirmou que os “Setores expressivos, vinculados à produção da fruta, estão presentes nesta cerimônia, certificando-se do quanto o morango evoluiu nos últimos anos. Os produtores merecem cumprimentos e destaque, pela luta e pelo envolvimento para aprimorar o cultivo, alcançando beleza e sabor incomparáveis. As vendas em bancas específicas iniciaram-se no sábado (22) e só naquele primeiro dia foram comercializados 424 quilos in natura, 72 potes de geleia e 37 cucas”, comentou.

Palavra das autoridades

O gerente regional adjunto da Emater, Jair Seidel, comentou que a agricultura no Rio Grande do Sul é o segmento mais representativo para a economia. “As cadeias agrícolas respondem por cerca de 40% do PIB gaúcho. O morango está inserido nesse contexto e, ano a ano, galga posições. É uma fruta pequena, que exige pequenas áreas para grandes produções”.

O deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) enfatizou que “É muito importante a aproximação do Poder Público com os produtores. O programa estadual Avançar, na primeira fase, destinou mais de R$ 300 milhões para o setor primário, e mais de R$ 180 milhões na segunda. A preocupação dos governos com as pessoas melhora a condição de vida para todos”.

O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) salientou que o trabalho em parceria, entre Prefeitura, instituições e produtores, resulta no sucesso e valorização da produção local. “Agricultura é uma atividade nobre e a qualidade da produção acaba aproximando a cidade do campo”.

Representando a Mesa Diretora do Legislativo, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) argumentou que a Feira traz ao Centro e bairros o produto de um trabalho incansável dos produtores. Fez referências à dedicação, ao meio rural, do vereador, já falecido, Jair Bonow (PP) e convidou os presentes para participarem do tour que será promovido pela Câmara, no dia 4 de novembro, em distritos do interior, com o objetivo de inteirar os parlamentares às questões importantes para o desenvolvimento da colônia.

A rainha e a princesa do morango, Jennifer Stocker Milech e July Bender, estiveram no evento.

Foto: Rodrigo Chagas

Além das autoridades citadas, prestigiaram o lançamento da 6ª Feira Municipal do Morango o representante da Embrapa, pesquisador Giovane Thisen, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Nilso Loesch, o representante dos produtores feirantes, Eduardo Scheutzw, o chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda, o presidente da Companhia de Informática de Pelotas, Leandro Félix, o presidente da Cafsul, Valdemar Val, e a proprietária do parque Stone Land, Nívea Saraiva.

Do Executivo, acompanharam a abertura oficial da Feira a assessora especial do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore, o assessor de Projetos Especiais, Luiz van der Laan, a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, o assessor especial de Comunicação, Gustavo Azevedo, e os secretários de Governo, Fábio Machado, e de Cultura, Paulo Pedrozo. Do Legislativo, os vereadores Cristiano Silva (PSDB), Carlos Júnior (PSD), e Cauê Fuhro Souto (União Brasil).

Por Tânia Magalhães/ site da prefeitura de Pelotas