AO VIVO

Da reunião virtual, participaram também os deputados pelotenses Luiz Henrique Viana e Daniel Trzeciak 

Uma nova peça foi acrescentada ao jogo da sucessão estadual nesta terça-feira (28): em reunião virtual com o presidente estadual do PSDB, deputado Lucas Redecker, os presidentes dos diretórios tucanos da região sul do Estado se formalizaram a indicação da prefeita de PelotasPaula Mascarenhas, como candidata a governadora.  

Os 10 dirigentes partidários que assinam o documento destacaram que, para vencer a eleição deste ano, será necessária uma candidatura que represente os avanços conquistados pela gestão do governador Eduardo Leite, “tendo total sinergia com os projetos que já se mostraram exitosos para os gaúchos”. 

Paula disse que há alguns meses tem sido procurada por colegas de partido sugerindo que seja candidata ao Piratini e que agora esse grupo resolveu formalizara  a indicação: 

— Acho que o partido precisa lançar seus nomes. Ainda estamos no momento em que todos se apresentam para começar a conversar. Mas acho que o quadro é tão complexo que dificilmente se define até o fim de março, que seria o meu prazo, por isso não tenho procurado estimular essa mobilização em torno do meu nome. Fico lisonjeada, naturalmente, pois é um reconhecimento ao trabalho que temos feito aqui em Pelotas.

O diretório estadual está reunindo posicionamentos de segmentos e instâncias do partido, além de manifestações de líderes e da base partidária, para aprofundar o diálogo e o debate sobre a sucessão estadual 

Os deputados Luiz Henrique Viana (estadual) e Daniel Trzeciak (federal), ambos de Pelotas, também participaram da reunião com Redecker. 

Como Leite se comprometeu a não concorrer à reeleição e conseguiu aprovar reformas impopulares com o apoio dos diferentes partidos da base, o PSDB vive uma situação delicada. Não tem o que se poderia chamar de “candidato natural”. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior entrou para o PSDB com a expectativa de ser ele o candidato a governador.

As pesquisas encomendadas por diferentes partidos indicam que, separados, PSDB e MDB não têm futuro. Leite tem simpatia pela candidatura de Gabriel Souza, presidente da Assembleia, mas os caciques do MDB vivem a repetir que não será alguém de fora a escolher seu candidato. E o deputado federal Alceu Moreira trabalha incansavelmente para ser o candidato. 

Paula, reeleita com folga na eleição de 2020, é um dos nomes mais qualificados do PSDB, mas teria de renunciar após um ano e três meses do segundo mandato. A situação dela é a mesma da prefeita de Novo Hamburgo,  Fátima Daudt, que chegou a ser cortejada pelo PSD para concorrer a governadora e é a preferida de Alceu Moreira para vice. 

Confira a íntegra da carta

Os abaixo signatários vêm, mui respeitosamente, sugerir o nome da excelentíssima prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas, para concorrer ao cargo de governadora do Estado. A gestão frente a prefeitura de Pelotas demonstra sua capacidade administrativa. Sua liderança e a experiência acumulada ao longo de sua jornada na esfera pública a tornam, em nosso ponto de vista, a melhor opção de sucessão ao governo Eduardo Leite. Acreditamos, por fim, que para vencer a próxima eleição será necessária uma candidatura que represente o seguimento dos avanços conquistados pela atual gestão e que tenha total sinergia com os projetos que já mostraram exitosos para o povo gaúcho. E a prefeita Paula reúne esses predicados. Sendo o que temos para o momento, despedimo-nos renovando protestos de alta estima e consideração. 

Flávio Ferreira – PSDB Pelotas 

José Carlos Ferreira Filho – PSDB Arroio Grande 

Marcelo Gregório – PSDB Candiota 

Claudinei Rocha – PSDB Jaguarão 

Eduardo Fuchs – PSDB Bagé 

Edison Molina – PSDB Pinheiro Machado 

Cristian Duarte – PSDB Santa Vitória do Palmar 

Danúbio Pereira – PSDB Pedro Osório 

Bercílio Silva – PSDB Rio Grande 

Emílio Lessa – PSDB São Lourenço do Sul