AO VIVO

Nova sinalização provoca alterações no trânsito. Mudanças otimizam fluxo de veículos pela via

Por Tânia Magalhães/ Site da Prefeitura de Pelotas

As obras de requalificação da rua General Telles, entre as ruas Almirante Barroso e Marcílio Dias, em 1.300 metros de extensão, estão na etapa final, com a pintura de sinalização de PARE e das faixas de travessia de pedestres. A revitalização da via traz mudanças no trânsito e os condutores vão contar com a orientação e a segurança de agentes de Trânsito nos primeiros dias de alteração. A execução do projeto de melhorias na Telles transcorre sob responsabilidade da Prefeitura e foi viabilizada com recursos de mais de R$ 1 milhão, com origem em emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e contrapartida municipal. 

“A transformação da General Telles é muito positiva e, a cada dia, ficará mais, pois entrará na rotina dos nossos cidadãos a alternativa de saída, pela via qualificada, do Centro para o Fragata”, observa o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, cuja pasta é responsável pelo acompanhamento técnico do projeto.

Mudanças no trânsito

A General Telles, originalmente, era de mão dupla no trecho entre Barão de Santa Tecla e Marcílio Dias. Agora, já valendo, o trânsito está em mão única, sentido leste/oeste (Centro/Fragata). A medida foi adotada para otimizar o fluxo de veículos e garantir mais segurança aos usuários da via.

Com a revitalização, a Telles assume o caráter de preferencial nos entroncamentos das ruas Andrade Neves e Barão de Santa Tecla. Os locais recebem sinalização adequada, garantindo a preferência. Nos primeiros dias, a Secretaria de Transporte e Trânsito manterá agentes nos locais, para orientar e oferecer mais segurança nos cruzamentos.

O que falta e o que foi feito

Para conclusão da execução do projeto de revitalização da Telles, finalizada a sinalização, faltam somente a limpeza da via, a vistoria técnica da Seplag, o encaminhamento à Caixa Federal, como agente financeiro, e a entrega simbólica da obra pronta ao uso da comunidade.

A Telles recebeu pavimentação asfáltica, drenagem com a construção de sarjetas de concreto para condução da água da chuva às bocas de lobo, sistema de acessibilidade e sinalização horizontal e vertical. As obras foram realizadas pela Construtora Pelotense.