Duas estudantes do curso de direito estão arrecadando doações para a comunidade

Por Carlos Cogoy

Em julho, a meta é oferecer alimentos e material de higiene, que estarão beneficiando o projeto “Muito além de uma marmita”, bem como o Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas (CDD) – avenida Ulysses Guimarães 2.057. A iniciativa é das estudantes Ana Carolina Valente e Polyane Dornelles, que estão reativando o Balcão Solidário da UCPel. Elas cursam direito, e já têm participado da atividade de extensão Direito na Rua. Interessados em colaborar, podem entrar em contato através dos fones: (53) 9 81471.535 (Direito na Rua); (53) 9 9706.9320 (Ana); (53) 9 8423.9123 (Polyane). No Instagram acesse: @balcaosolidario; @direitonaruapelotas.

FAMÍLIA residente no bairro São Gonçalo, informa Ana Carolina Valente, recebeu alimentos, mochilas, roupas de inverno e brinquedos. Estudante do primeiro semestre de direito, ela menciona que se deparou com a extrema necessidade de avó e neta. Como participante do projeto de extensão, Ana Carolina conheceu as dificuldades das duas através de atendimento jurídico junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Na família que depende do Bolsa Família para sobreviver, a mãe da menina faleceu ano passado. Desde então, a neta está sob os cuidados da avó, que não tem renda. Sensibilizada com as necessidades, a estudante tomou a iniciativa de arrecadar doações.

SOLIDARIEDADE – No dia 14 de junho, foi até o São Gonçalo e realizou a entrega. Mas, para concretizar o gesto solidário, ela contou com a participação de inúmeros amigos e colaboradores. “Divulguei nas minhas redes sociais, e também pedi no grupo de vizinhos do condomínio, e de moradores nas imediações”, diz a jovem que nasceu em São Gabriel, mas está radicada em Pelotas desde a infância. A ação amenizou o cotidiano da família, e também motivou a sequência de iniciativas.

BALCÃO SOLIDÁRIO é projeto da UCPel que estava inativo. Ana Carolina e a colega Polyane, foram autorizadas à retomada do grupo. Conforme explicam, as ações serão mensais, e direcionadas a grupos e ONGs, que atuam junto a pessoas em situação de vulnerabilidade. As campanhas serão amplamente divulgadas, para que a arrecadação seja expressiva.

DIREITO NA RUA é projeto de extensão que presta assessoria jurídica gratuita às comunidades dos diversos bairros de Pelotas, e também dos municípios atendidos pela Comarca, em especial no ambiente de comunidades católicas, Centros de Referência de Assistência Social, associações de moradores, escolas públicas, e outros espaços aptos a receber e promover a atividade. “Nosso objetivo também é promover ações sociais que viabilizem recursos básicos a quem necessita”, dizem as participantes. A coordenação está a cargo da professora Ana Paula Dittgen, e o grupo acrescenta: “No ano de 2020, a extensão teve que se adaptar à forma remota. Já em 2021, o projeto está mais ativo do que nunca, atendendo duas vezes por semana na agenda dos CRAS, e todo mês tentando inovar os projetos de caridade, com pedidos junto à comunidade”.