AO VIVO

Em uma solenidade híbrida, em função da pandemia, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) assumiu na manhã desta quarta-feira (03) a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em seu primeiro discurso, defendeu que o Parlamento seja mais representativo e reflita os desafios atuais da sociedade. Além disso, ressaltou que se colocará à disposição do governo do Estado, assim como dos demais poderes, para auxiliar na vacinação contra a Covid-19. Segundo o parlamentar, essa deve ser a prioridade no momento. 

Um dos seus primeiros atos como presidente do Legislativo foi a convocação dos líderes dos partidos e das bancadas para reunião às 15h desta quarta-feira com o governador Eduardo Leite, no plenarinho. Na oportunidade, o Executivo apresentará a pauta e os primeiros projetos aos deputados. Em coletiva, o deputado já antecipou que pediu ao governador para que apresente o projeto que trata das taxas do Detran com urgência, para que o acelere a discussão. Além disso, espera que o projeto receba prioridade entre os líderes na reunião da próxima semana. 

Em sua fala, destacou que a necessidade da reforma regimental, que deverá ter um ‘DNA digital’, na atualização de práticas que possam gerar economia e, ao mesmo tempo, garantir maior entrega de serviços aos cidadãos. “A Assembleia Legislativa precisa incorporar um DNA digital em sua cultura e em suas práticas“. Nessa linha, enfatizou a importância de o Parlamento ser protagonista na discussão. 

Outro ponto ressaltado é o desafio da ‘representação’. “O Parlamento pertence à sociedade. Ele é a sociedade! E nisso justamente reside sua maior riqueza e seu maior desafio“, enfatizou, complementando a necessidade de se ouvir a população e refletir sobre a decepção de parte dela com a política. “Os motivos que levaram as pessoas a manifestarem sua indignação são diversos e profundos. Poderíamos resumi-los através do cansaço da população com a corrupção disseminada no seio do Estado; com o aumento crescente da desigualdade social e a estagnação da renda dos mais pobres; com a falta de serviços públicos de qualidade; com um Estado desatualizado com a sociedade“, afirmou.

Gabriel Souza, em segundo mandato como deputado, tomou posse no comando do Legislativo dentro do acordo entre as maiores bancada da Casa, que se revezam no cargo. Assim, a eleição foi meramente protocolar, mas a votação apenas não foi unânime porque a deputada Luciana Genro (PSol) votou contra. 

Ao se despedir da presidência, Erani Polo (PP) destacou os desafios da sua gestão diante da pandemia e que o Estado mostrou que é possível avançar por meio da discussão da competitividade.