AO VIVO

Por: Aline Klug

A Série B do Campeonato Brasileiro chega ao fim nesta sexta-feira. O Brasil se despede da competição contra a equipe do Vitória, às 21h30, no Bento Freitas, quando o rubro-negro pode chegar à primeira página da tabela de classificação e de quebra, garantir vaga na competição nacional milionária, a Copa do Brasil.

O Xavante foi dono de uma campanha sólida na temporada 2020 e abrigava a terceira melhor defesa da segunda divisão. Porém, teve a trajetória também marcada por empates, na maior parte conquistados ainda no primeiro turno, quando a equipe era comandada pelo técnico Hemerson Maria. Por vezes, o time liderava no quesito, juntamente com seu último rival na competição, a equipe baiana.

Com o final do nacional, a meta tão comentada pela direção, dos 45 pontos e, consequentemente, a permanência conquistados, o foco passa a ser o Campeonato Gaúcho, e os questionamentos vem à toda: Quantos atletas renovarão? Quem será o mandante da casamata?

Em entrevista à Rádio Universidade nesta quinta-feira (28), o técnico rubro-negro chegou a ensaiar um mistério, mas logo afirmou que há um planejamento sendo realizados visando o estadual e que o Brasil não está atrás dos seus adversários neste quesito.

Já temos um planejamento montado para o retorno da equipe, pra a sequência do trabalho, então a gente vai expôr na semana que vem isso, os atletas estão cientes disso. Então após o jogo [contra o Vitória], a grande maioria, ou melhor, todos estarão liberados, só se ocorrer alguma coisa, mas a gente espera que não. Para que aí sim, os que permanecerem, terem uma data definida para retornar, os que não permanecem irão em definitivo” declarou o treinador.

E afinal, o treinador permanece?

Desde o início de 2021 a resposta do técnico quanto ao questionamento era o mesmo, ‘a espera da direção’. Porém, cobranças vinham sendo feitas, quanto à plantel, organização e questões salariais. Com exclusividade ao programa Lance Rápido, Tencati afirmou que as conversar progrediram nos últimos dias, e que sua permanência deve ser confirmada nas próximas horas.

Pós jogo [Brasil x Vitória] nós teremos uma fala para a imprensa, as coisas se encaixaram bem. O Brasil, queira ou não, é um clube que aposta no treinador e o treinador aposta no clube, eu acho que isso são parcerias. Então logo que o Brasil me abriu as portas, eu vou confiar naquilo que eles estão dizendo, da promessa do futuro dessa nova gestão, das melhorias daquilo que a gente sentiu dificuldades essa temporada passada” afirmou.

Quantos aos destaques da equipe

A temporada foi marcada por apostas, atletas jovens que chegaram ao Bento Freitas por meio de empréstimos, modalidade defendida pelo, agora ex-executivo de futebol do clube, Felipe Gil, que acabou dando mais certo do que o esperado.

Estes atletas foram valorizados e observados pelos bom desempenho que obtiveram com a camisa vermelha e preta durante a Série B. Peso que pode ser sentido pelo clube, que já tem conversas para suas respectivas permanências.

Segundo o treinador, o lateral Felipe Albuquerque, é o atleta que possui mais possibilidade de estar no plantel Xavante para o Gauchão de 2021. “O Felipe é uma possibilidade maior, porque tem essa parceria com o Grêmio, e já foi conversado com o atleta, com o empresário e com o Grêmio. Então a possibilidade é maior” afirmou Tencati.

Outro atleta pode trazer uma dor de cabeça, o camisa 10 e um dos artilheiro da equipe permanece a equipe do Oeste e questões contratuais podem travar uma possível renovação. “A questão do Matheus Oliveira é que ele estava com uma pendência com o Oeste, que é o clube de origem dele. Então mesmo que ele já sinalize, já sinalizou na verdade, que tinha a intenção de ficar, existe uma burocracia que talvez impeça ele de, em um primeiro momento, se apresentar aqui” declarou.

Por fim, o destaque do setor ofensivo, que também veio através de empréstimo, o atacante Bruno José, este já está de malas prontas de volta à capital gaúcha. “O Bruno José, o Internacional já solicitou o retorno dele, ele vai fazer parte da equipe de transição que vai jogar o Gauchão” disse o treinador. Mas afirmou que, caso o atacante não seja utilizado no Colorado e seja, novamente, colocado no mercado, o Brasil possui interesse para, quem sabe, a disputa do nacional de 2021.

Para finalizar, Cládio Tencati afirmou que ‘ao final da semana que vem as coisas estarão mais claras’. A gestão presidida por Ricardo Fonseca segue até o dia 4 de fevereiro, após, Nilton Pinheiro assume pelos próximos anos a diretoria do Grêmio Esportivo Brasil.

Foto: Carlos Insaurriaga – AI/GEB