O deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS), afirmou nesta segunda-feira (11), a Rádio Guaíba, que irá entrar com uma representação na Controladoria-Geral da União contra o ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Curi Hallal. A ação tem como base um vídeo publicado pelo docente (veja abaixo).

Eu vi um vídeo dele dizendo absurdos, dizendo que quem manda lá (na Universidade) é ele, que a sociedade é dele e ninguém se mete, que o presidente da República é desprezível. Eu fiquei muito surpreso. Esse cidadão era ex-reitor da Universidade? Reitor com essa postura?” questionou Bibo Nunes. “O que ele falou contra o presidente, como funcionário público, é gravíssimo. O senhor se meteu a ser galo, mas aqui há um bagual”, afirmou o deputado.

Pedro Curi Hallal, que também participou do programa, rebateu as críticas feitas por Bibo e discordou que tenha afirmado, em qualquer momento, que ele “era quem mandava por lá”. Hallal se defendeu das acusações de que irá continuar na gestão da universidade, mesmo depois da nomeação de Isabela Fernandes Andrade como nova reitora.

A ideia do grupo que integra, junto a professora, é a de uma gestão compartilhada. “Obviamente, nós teremos uma reitora que aceitou a sua nomeação, a professora Isabela Fernandes Andrade, e que depois nós teremos uma postura política que as decisões da UFPel serão compartilhadas com o professor Paulo Ferreira Júnior que foi eleito pela nossa comunidade acadêmica”, explicou o ex-reitor ao ressaltar que não há ilegalidade nenhuma no ato.