AO VIVO

Uma das propostas do Plano de Governo da prefeita Paula Mascarenhas, o Bairro Bem Cuidado, iniciativa que articula todas as ações de zeladoria da cidade, sob coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), foi lançada, na segunda-feira (11), no Balneário dos Prazeres. 

Nós vamos juntar as forças e dar uma resposta para a população, porque é ela que merece a nossa resposta. Eles nos chamaram atenção para o que precisava mudar e nós estamos aqui para isso, para trabalhar e mudar essa cidade para melhor”, salientou Paula.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Fábio Suanes, a ideia é atender boa parte da cidade já nos primeiros 100 dias, iniciando pelo Balneário dos Prazeres. Após período de atendimento à praia, a intenção é voltar os trabalhos para o Centro e demais bairros. Após o centésimo dia de ações, será feito um balanço para avaliar o desenvolvimento do projeto.

Nós não vamos entrar somente nas grandes avenidas. Vamos a todos os lugares que forem necessários, seja na vila, seja no Centro. Todos pagam seus impostos e merecem o mesmo cuidado e zelo da administração pública”, disse a chefe do Executivo.

Ações previstas

Drenagem e limpeza de valetas, pintura de meios-fios, roçado, patrolamento, ensaibramento, recolhimento de lixo e entulhos, e consertos de pontos de iluminação pública e reposição de luminárias são as ações que serão executadas, previstas no projeto.

Não estipularemos prazo para conclusão do trabalho em cada bairro. A demanda de serviços é que vai determinar a duração da zeladoria completa. Enquanto houver um canto sequer para ser atendido, a equipe e o maquinário estarão na localidade. Assim será em toda a cidade”, enfatiza o titular SSUI, Fábio Suanes.

Conheça as equipes e maquinários

– Valetas

  • Roçado – 40 funcionários e 35 roçadeiras
  • Drenagem – 35 funcionários

– Entulhos

  •  Cinco retroescavadeiras e cinco caçambas

– Ruas pavimentadas (avenida Amazonas, entorno da gruta de Iemanjá e entorno da praça Aratiba)

  • Limpeza urbana – dez funcionários, uma caçamba, um bob cat, e um trator-capinadeira
  • Roçado – 15 funcionários e 10 roçadeiras
  • Pintura dos meios-fios – seis funcionários

– Ruas não pavimentadas

  • Patrolamento – três máquinas

– Iluminação pública

Duas equipes estão destacadas para as atividades do Departamento de Iluminação Pública (DIP) – uma diurna e uma noturna. As ações contarão com o total de cinco funcionários pela manhã: dois motoristas, dois eletricistas e um ajudante. À noite, nova equipe assumirá o trabalho.

Participação do MOP

O Bairro Bem Cuidado conta com a participação de equipe do programa Mão de Obra Prisional (MOP), que oferece vantagem ao detento, como a redução de pena e a remuneração pelos serviços prestados, além de ser uma oportunidade de reinserção na sociedade.

A equipe do MOP atuará nas seguintes atividades:

  • drenagem – 11 reeducandos;
  • colocação de canos – dois reeducandos; e,
  • praças – quatro reeducandos.

Manutenção

Após concluídas as intervenções no Balneário dos Prazeres, chegará a vez do projeto Bairro Bem Cuidado ingressar no Laranjal – Santo Antônio, Valverde e área da ponte da avenida Adolfo Fetter até a entrada dos balneários.

A Ssui pretende regressar aos locais atendidos no prazo de aproximadamente quatro meses. No intervalo entre uma zeladoria completa e a seguinte, a localidade contará com manutenção a cargo das Coordenadorias Regionais (Cosacs), que, tendo direcionado a estrutura funcional e de maquinário para o Bairro Bem Cuidado, permanecerão com um kit de equipamentos, composto por uma caçamba, uma retroescavadeira e ajudante.

O Bairro Bem Cuidado será permanentemente reavaliado. A primeira avaliação da eficiência do projeto está marcada para data que conta os cem dias de governo.