AO VIVO

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta sexta-feira (20) que a abertura da primeira Delegacia de Combate à Intolerância do estado ocorrerá em dezembro. O anúncio foi feito em vídeo no qual Leite aparece ao lado da chefe de polícia, delegada Nadine Anflor, e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, prestando solidariedade após João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte no supermercado Carrefour, na zona Norte de Porto Alegre.

Segundo a chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, a delegacia especializada será inaugurada no dia 10 de dezembro.

É justamente um lugar apropriado, específico, para que as pessoas possam buscar informações, e não apenas efetuar as denúncias, para que a gente possa mudar um pouco essa triste realidade, das intolerâncias, da falta de empatia“, observou a delegada. Nadine salientou que é fundamental, no Dia da Consciência Negra, falar sobre as consequências da intolerância e do racismo na sociedade, “como foi o caso de ontem”.

A Delegacia de Combate à Intolerância é uma demanda antiga de organizações da sociedade civil. A ideia é centralizar casos que envolvam racismo, homofobia e intolerância religiosa. Durante coletiva de imprensa realizada na cerimônia de formatura de 84 bombeiros, no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, Leite disse que a morte de Freitas é “um episódio deplorável”, que deixa a todos “consternados”, especialmente no Dia da Consciência Negra.

Não faltarão esforços para punir aqueles que agiram com absoluta inépcia em um crime bárbaro, na medida em que as imagens são incontestes. Ainda que se deva oferecer todo o direito à defesa, se fará justiça, tenho certeza“, pontuou o governador, defendendo que todas as instâncias envolvidas — governo do estado, Ministério Público e Tribunal de Justiça — ofereçam uma consequência “pedagógica e exemplar” para o caso, “para que não reste dúvidas de que não toleramos crimes de violência no Rio Grande do Sul”.