AO VIVO

Por Renan Santos

Em pouco mais de dois meses, se encerra a trajetória do presidente Ricardo Fonseca à frente do Brasil. Quase dez anos após a sua posse, o torcedor já acompanha os primeiros passos de seu sucessor, o futuro presidente Nilton Pinheiro. Embora assuma o comando do clube apenas em fevereiro, após o encerramento da Série B, Nilton já participa de compromissos oficiais do clube e chefiou a delegação em partidas fora de casa pela Série B. Ele concedeu entrevista exclusiva para a Rádio Universidade contando como está sendo realizada a transição entre as gestões no Bento Freitas.

Nas últimas semanas, o futuro presidente representou o clube em reuniões junto com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), inclusive debatendo pautas rubro-negras junto ao presidente Luciano Hocsmann. Os dirigentes da FGF acompanharam o andamento das obras do Bento Freitas e também os próximos projetos do Brasil. A participação dele nestas conversas integra uma série de ações dentro do contexto da transição do clube, que trocará de presidente nos próximos meses. “Conversamos pautas em comum aos demais clubes do interior. Foi uma reunião bastante produtiva. Nossa ideia é que a Federação disponibilize cursos de aperfeiçoamento e formação para dirigentes, já trazendo as melhores práticas do mundo desportivo para a direção do Brasil”, destacou o futuro presidente xavante, Nilton Pinheiro.

Neste contexto de aperfeiçoamento, o futuro mandatário xavante busca se capacitar ainda mais para assumir a presidência em fevereiro. Ele enxerga muita importância em cursos de qualificação, considerando-os como um passo importante dentro de um processo de profissionalização da gestão esportiva da instituição. “No clube, há uma exigência de diversidade da formação. Quando houve a homologação da chapa, procurei uma base de fundamentação. Ler, me aprofundar para conseguir desenvolver o melhor trabalho possível. Já tinha curso de gestão e agora estou me especializando na área esportiva. O Brasil precisa de pessoas qualificadas e que busquem a maior capacitação possível”, explicou.

No processo de transição, os contatos dos futuros dirigentes xavantes são constantes com os atuais comandantes da gestão rubro-negra. Muitos deles – como o próprio Nilton Pinheiro, além de Giovani Peres, Montanelli e Cláudio Carvalho, entre outros – já participaram e ainda colaboram com a gestão do presidente Ricardo Fonseca. Neste contexto, o intercâmbio de informações já sedimenta o trabalho que iniciará em fevereiro e que dará continuidade aos processos diretivos. “Nosso grupo é atuante em todos os segmentos. Eu converso diariamente com o Ricardinho e com os colegas sobre questões que já estão em andamento. Fazemos análises da questão administrativa e jurídica do clube. Nossa meta é fortalecer o escudo do Brasil, representar bem a diretoria e aproximar o clube do torcedor”, afirmou Pinheiro.