AO VIVO

A Prefeitura de Pelotas analisa a possiblidade de liberar a realização de casamentos, formaturas e outros eventos com lotação máxima de 60 pessoas. A proposta começou a ser estudada após reunião entre a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e representantes do setor, intermediada pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PTB).

Os representantes das empresas entregaram à prefeita cópia do manual de boas práticas e segurança sanitária elaborado para embasar o pedido de liberação, além de uma proposta que propõe eventos restritos a um público de no máximo 60 pessoas, com controle sanitário e distanciamento. “O que se pede é praticamente a mesma coisa que já acontece nos restaurantes que estão trabalhando normalmente com público reduzido e cuidados especiais”, pondera Marcola.

A produtora de eventos Roberta Monteiro argumenta que o setor está paralisado há seis meses por entender a necessidade de seguir todas as regras sanitárias propostas pelo Poder Público, mas que a partir da reabertura dos restaurantes, templos religiosos e liberação para eventos ao ar livre se pensa ter chegado a hora de começar a retomar as atividades.

Para a prefeita o plano apresentado pelos produtores é viável desde que sejam observadas restrições ao número de pessoas, espaços e serviços de alimentação. “Me sentiria mais tranquila em liberar na amarela, mas estamos indo para um momento de maior estabilidade e a proposta é defensável, por isso vamos avaliá-la”, declarou.