O Ministério da Educação divulgou, na terça-feira, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Pelotas apresentou crescimento na avaliação das séries iniciais e finais da rede municipal. A pontuação é a melhor das últimas quatro análises do desempenho do ensino fundamental nas escolas do Município desde 2015.

Do 1° ao 5° ano – faixa que corresponde às séries iniciais -, Pelotas cresceu de 5,2 para 5,3, um total de 0,1 ponto, conforme o resultado divulgado nesta terça-feira. Os anos finais, do 6° ao 9°, passaram de 3,9 para 4,7 – um aumento de 0,8 pontos no desempenho considerado pelo Ideb.

Desde 2015, o Município apresenta crescimento na pontuação utilizada para medir a performance do ensino básico, sendo que a avaliação feita entre outubro e novembro do ano passado teve o maior salto conquistado pela rede municipal de educação.

Tínhamos em 2015, nas séries iniciais, uma pontuação de 4,8 e, agora, estamos com 5,3. Nas finais, fomos melhores ainda, de 3,7 para 4,7. Isso é resultado do trabalho feito nas escolas, fruto de muita dedicação das equipes, visando ao aluno que é, para nós, o essencial. Queremos que o conhecimento que ele constrói hoje na escola seja significativo para a vida dele”, comemora a diretora de Ensino da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Loreni Freitas Silva.

A diretora destaca que Pelotas poderia ter conquistado uma avaliação ainda melhor se, na época que as provas foram aplicadas, não tivesse chovido tanto. “Lembro que muitas diretoras ficaram preocupadas, porque os estudantes estavam com dificuldade de ir à escola. Foram dias de muita chuva, mas, mesmo assim, tivemos esse excelente resultado”, relata.

Projetos

De acordo com o secretário de Educação, Artur Corrêa, vários fatores e iniciativas colaboraram para o bom desempenho no Ideb 2019, entre eles os projetos realizados nas escolas municipais, além da Avaliação Municipal – quando toda a rede de ensino  passa por uma análise e são apontadas fragilidades no processo de ensino-aprendizagem e, assim, realinhado o trabalho conforme o que foi constatado em cada unidade.

Os projetos Construindo Saberes e E-Jovem, que se dedicam a estimular os alunos a estudar, permanecer na escola, assim como a Formação Continuada dos Professores foram fundamentais para que tivéssemos essa conquista tão importante. O Ideb é o parâmetro do nosso trabalho”, destaca Corrêa.

O E-Jovem e o Construindo Saberes, esse último integrante do Eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, já beneficiaram cerca de 400 estudantes, focando na redução da evasão escolar.