AO VIVO

Por: Aline Klug

Chegou o dia, vai começar a Série D do Campeonato Brasileiro. O Pelotas entra em campo para sua estreia contra o Marcílio Dias, de Santa Catarina. Ambas as equipes tem o mesmo objetivo, o acesso à terceira divisão nacional, e não escondem isso. O Lobo faz mistérios, já o Marinheiro, através da figura do técnico, Moisés Egert, afirmou que conhece e possui material do adversário.

Ambas as equipes fizeram apenas um teste visando o começo da competição e os resultados foram positivos. Agora, frente a frente, vamos ver quem vai se dar melhor na estreia. O jogo iniciará as 15 horas, na Boca do Lobo.

Situação do Pelotas

Após seis anos sem disputar a Série D, o Pelotas volta a buscar o acesso à Série C. A última participação do lobo foi em 2014, quando fez parte do grupo A-8, com Londrina, Metropolitano, Penapolense e Boa Vista. Possuindo apenas uma vitória, equipe não conseguiu classificação para a próxima fase, pois ocupava o quarto lugar, e deu adeus a quarta divisão nacional.

O 2020 começou movimentado na Boca do Lobo, logo no início do ano o Pelotas conquistou o título da Recopa Gaúcha, após bater o Grêmio nos pênaltis. Já o Gauchão, não saiu como o esperado. Na classificação geral, o time da avenida ficou na última colocação, e caso houvesse rebaixamento, jogaria a Divisão de Acesso em 2021. No estadual foram 2 vitórias, 2 empates e 7 derrotas.

Página virada, e o elenco contou com mais de 50 dias de trabalho de preparação para a Série D. Ainda fez um jogo-treino no dia 11 de setembro, com o Inter B, e venceu por 4 a 2.

Situação do Marcílio Dias

A última participação do Marcílio Dias na Série D foi em 2013, quando integrou o Grupo A-7 com Juventude, Santo André, Penapolense e Vila Nova. A equipe catarinense não conseguiu passar da primeira fase, ficando na 3ª colocação da chave, com três pontos a menos que o primeiro na zona de classificação.

No Campeonato Catarinense deste ano seu desempenho foi considerável. Passou com tranquilidade pela primeira fase, após classificar-se na quarta colocação, mas nas quartas de finais a equipe acabou sendo eliminada pelo Criciúma, com empate na primeira partida, e derrota no jogo de volta, por 1 a 0. No estadual, somadas as fases, foram 11 jogos, 4 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.

Assim como o Pelotas, o time catarinense também fez um jogo-treino. A partida aconteceu no dia 12 de setembro, contra o Hercílio Luz, em casa e terminou com vitória do Marcílio por 2 a 1.

Retrospecto

Os último encontros de Pelotas e Marcílio Dias foi na Série D de dez anos atrás e os números são positivos ao lobo.

Pelotas 4 × 0 Marcílio Dias
25/07/2010 – Boca do Lobo – 2ª rodada
Gols: Sandro Sotilli, Carlos Eduardo, Jardel e Clodoaldo

Marcílio Dias 1 × 1 Pelotas
15/08/2010 – Hercilio Luz – 5ª rodada
Gols: Rincón (M) e Tiago Duarte (P)

Arbitragem

Árbitro: Cristian Eduardo Gorski da Luz (PR)
Árbitro Assistente 1: Max Augusto Vioni (RS)
Arbitra Assistente 2: Maíra Mastella Moreira (RS)
Quarto Árbitro: Eleno Todeschini (RS)