Na noite de terça-feira, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Pelotas realizou sua convenção municipal. Os Trabalhistas decidiram por apresentar chapa pura para as eleições municipais, tendo os nomes de Daniel Barbier para prefeito e Mabel Teixeira para vice-prefeita, aprovados por unanimidade. Foi ainda eleita uma nominata com 30 candidatos a vereadores e vereadoras que irão representar o partido no pleito deste ano.

Em virtude da pandemia, a convenção ocorreu de forma virtual, para garantir o respeito as normas de segurança. O partido que já governou Pelotas em dois episódios, com o ex-Prefeito Anselmo Rodrigues (que irá novamente disputar uma cadeira na Câmara), agora terá uma chapa com dois candidatos com menos de 40 anos.

Historiador e educador, mestre em Patrimônio Cultural e doutorando em História, Daniel Barbier iniciou sua trajetória no movimento estudantil do CAVG e nos grupos de jovens da Igreja Católica. Desde 2003 tem participado ativamente de organizações civis de voluntariado e terceiro setor. Formado pela Universidade Federal de Pelotas, é professor de ensino básico e EJA, além de ter atuado por dez anos na Bibliotheca Pública Pelotense. É fundador da Associação Amigos do Theatro Sete de Abril e de outras organizações. Foi vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, foi presidente do Conselho de Cultura e do Fórum dos Conselhos Municipais de Pelotas e, atualmente, tem atuado no setor privado e em causas humanitárias.

Mabel Teixeira é Jornalista e professora, possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada. Filada ao PDT desde 2018, tem atuado em prol do fortalecimento da legenda dentro e fora de Pelotas, buscando formas de organização da militância e disseminação do Projeto Nacional de Desenvolvimento de Ciro Gomes. Ao longo de sua trajetória, participou de movimentos estudantis e de voluntariado nos campos do jornalismo comunitário, educação e cultura.

O Presidente da legenda, Marcus Cunha, exaltou o processo que levou a uma candidatura própria e considera que o partido sai fortalecido, unificado e renovado para a disputa das eleições. A expectativa, além de atrair alianças e disputar o comando do paço municipal, é de manter e ampliar a bancada legislativa do partido, que atualmente conta com dois parlamentares (Marcus e Cristina Oliveira).