AO VIVO

A espera chegou ao fim. Neste sábado, começa o Brasileirão 2020. A bola vai rolar para o campeonato que move a paixão de milhões de brasileiros. Serão 38 rodadas de pura emoção. Quem será o campeão? Que clubes vão surpreender este ano? Quem será o artilheiro? E o craque?

O pontapé inicial do Brasileirão será dado na Arena Castelão. Neste sábado (8), o Fortaleza recebe o Athletico Paranaense às 19h. No mesmo dia, há ainda os duelos entre Coritiba x Internacional (19h30), no Couto Pereira, e Sport x Ceará (21h), na Ilha do Retiro. No domingo, o atual campeão Flamengo entra em campo contra o Atlético-MG, no Maracanã.

Três dos jogos da primeira rodada foram adiados pela CBF por coincidirem com a data de definição de título dos campeonatos estaduais dos times envolvidos. Sendo assim, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Corinthians, Palmeiras e Vasco da Gama só estrearão no meio de semana.

A primeira rodada

Com o adiamento de três jogos, a primeira rodada envolve sete partidas ao longo deste fim de semana.

Sábado – 8 de agosto

  • 19h – Fortaleza x Athletico-PR – Arena Castelão
  • 19h30 – Coritiba x Internacional – Couto Pereira
  • 21h – Sport Recife x Ceará – Ilha do Retiro

Domingo – 9 de agosto

  • 16h – Santos x Red Bull Bragantino – Vila Belmiro
  • 16h – Goiás x São Paulo – Hailé Pinheiro
  • 16h – Atlético-MG x Flamengo – Maracanã
  • 19h – Grêmio x Fluminense – Arena do Grêmio

Jogos adiados

  • Palmeiras x Vasco da Gama – Allianz Parque
  • Corinthians x Atlético-GO – Arena Corinthians
  • Botafogo x Bahia – Nilton Santos

Os campeões e seus desafiantes

O atual campeão, Flamengo, praticamente não perdeu jogadores em relação ao time que conquistou com folgas o campeonato no ano passado. Do time titular, apenas o espanhol Pablo Marí deixou o time. O maior desfalque fica por conta da saída do técnico português Jorge Jesus, fundamental na conquista. Agora, sob o comando do espanhol Doménec Torrent, o Flamengo tentará defender seu título.

Logo de cara, o rubro-negro será desafiado pelo Atlético-MG do técnico Jorge Sampaoli. O argentino conduziu o Santos ao vice-campeonato em 2019 e tem um elenco recheado de reforços para a disputa deste Brasileirão. Sem muitas dificuldades, o Galo se garantiu na final do Campeonato Mineiro e ainda está invicto sob o comando de Sampaoli.

Artilheiros em campo

Goleador máximo dos dois últimos Campeonatos Brasileiros, Gabriel Barbosa terá a chance de estabelecer um feito histórico em 2020. Caso seja mais uma vez artilheiro da competição, ele se tornará o primeiro jogador da história a ocupar o posto por três edições consecutivas.

Em 2019, Gabigol foi às redes 25 vezes, a melhor marca desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 times em pontos corridos. Porém a concorrência será apertada esse ano já que há vários candidatos à artilharia. Alguns deles, inclusive, já experimentaram o gosto de ser o maior goleador de uma única edição do Brasileiro, caso de Diego Souza (Grêmio), William Potker (Internacional), Jô (Corinthians), Diego Tardelli (Atlético-MG), Ederson (Fortaleza) e Fred (Fluminense).