AO VIVO

Por: Aline Klug

Na disputa entre Natal e Rio Grande do Sul na Copa do Brasil, deu time gaúcho. Em uma partida emocionante e com direito a disputa de pênaltis, América-RN e Juventude na quarta-feira, decidiram quem seguiria na competiçãoApós o empate em 1 a 1 no tempo normal, o Ju venceu por 5 a 4 nas penalidades e tem presença garantida na quarta fase.

Jogo

A primeira etapa foi de equilíbrio na Arena das Dunas. O Juventude teve mais a bola e rondou a área do América-RN, mas foram os donos da casa que criaram as principais chances, com contra-ataques bem explorados. Foi com o centroavante Zé Eduardo que os donos da casa criaram a primeira grande chance do jogo, mas a bola parou na trave, aos 25 minutos.

Do outro lado, o Juventude pouco ameaçou a meta do goleiro Eweton. Mas foi só chegar com mais intensidade, para abrir o placar após cobrança de falta, aos 38 minutos. A jogada começou após Wellington subir de cabeça e mandar no travessão, no rebote, o zagueiro Odivan empurrou para as redes.

Atrás no placar, o América-RN voltou do intervalo com postura agressiva e passou a pressionar em busca do empate. Aos 19 minutos, o lateral Hélder tentou desarmar Augusto dentro da área, porém de algo errado não deu certo, o bote virou assistência para o adversário. Livre dentro da pequena área, o centroavante não perdoou e deixou tudo igual.

A partir daí, o jogo foi lá e cá, com chances dos dois lados. Na melhor do América, Wallace Pernambucano desviou de cabeça e obrigou Luis Carlos, goleiro do Ju, a fazer grande defesa. Antes, Éverton Silva havia feito fila na defesa adversária e levado muito perigo. O Juventude, por sua vez, mandou bola no travessão já aos 46, com Wellington.

Na disputa de pênaltis, as primeiras três cobranças foram convertida para ambos os lados. Mas na quarta tenteada do time da casa, brilhou a estrela do goleiro Luiz Carlos. O arqueiro esperou até o último instante e, com muita frieza, ficou parado no centro do gol e fez a defesa que classificaria o time de Caxias do Sul a quarta fase da Copa do Brasil.

Vale ressaltar outro fato curioso: os cinco gols do Juventude nas penalidades foram marcados por atletas que entraram no segundo tempo.

Agora, o Juventude espera o sorteiro realizado pela CBF para conhecer o próximo adversário na competição.