AO VIVO

Por: Aline Klug

O Brasil estreou nesta sexta-feira (7) na Série B do Campeonato Brasileiro. Um ponto foi garantido em um jogo truncado, em que a equipe do técnico Hemerson Maria precisou segurar a pressão da equipe do Cuiabá, que foi a jogo visando os três pontos nesta primeira rodada.

Com um sistema cauteloso e defensivo, visando não tomar gols, o treinador xavante, experiente na Série B, optou por ir à partida com um esquema de linha com três zagueiros e três volantes, Lázaro, Camilo e Heverton fizeram a primeira linha de defesa, e os volantes Leandro Leite, Bruno Matias e Revson também entraram em campo.

Jogo

No primeiro tempo, o Brasil precisou exercer o estilo de jogo que havia sido proposto pelo técnico Hemerson Maria, e não dar espaços ao adversário. Aos seis minutos de partida, o Cuiabá chegou perigosamente com Jenison, que chutou forte, obrigando Rafael Martins a trabalhar, fazendo uma bela defesa. Nove minutos depois, Felipe Marques, que incomodou a defesa rubro-negra, chuta de longe e, desta vez, o arqueiro xavante defende com facilidade.

Os minutos foram passando, e o meia Gegê e o recém contratado Dellatorre não conseguiam levar perigo as traves do goleiro João Carlos. Aos 29 minutos ainda da primeira etapa, o Cuiabá chegou forte, mais uma vez, quando após longa troca de passes, Felipe Marques chutou para mais uma defesa de Rafael Martins, escolhido, posteriormente, o melhor em campo pelo lado do Brasil.

Na segunda etapa o adversário mato-grossense seguiu atacando com intensidade e a equipe do técnico Hemerson Maria esperava por uma oportunidade. Logo aos sete minutos, em uma boa chegada da equipe rubro-negra, Bruno Santos recebeu pelo lado esquerdo do campo, chutou de primeira e o goleiro do Cuiabá espalmou para fora. O Brasil chegou a ensaiar uma pressão, com o estreante com a camisa vermelha e preta, Bruno Matias, que arriscou de longe, porém nas mãos de João Carlos.

O técnico Hemerson Maria viu-se obrigado a mudanças, o camisa 10, Gegê, Dellatorre e Bruno Matias deixaram o campo para a entrada dos laterias Mateus Mendes e Rodrigo Ferreira, que também faria sua primeira partida pelo Xavante, e Poveda. Porém a troca que fez mais efeito foi a saída do lateral Maicon Silva e a entrada de Luiz Henrique. Foi dos pés do jovem atacante que o Brasil quase abriu o marcador na partida.

Aos 42 minutos, Luiz Henrique recebeu a bola na intermediária, deixou a defesa na saudade, porém dentro da grande área a esperança de gol foi parada por boa defesa do goleiro do Cuiabá. Se por um lado o Brasil chegou com perigo, quase ao apito final do árbitro, o adversário quase marcou, quando após cobrança de falta, o atacante Fabrício Daniel cabeceou e a bola foi parada pela trave da Arena Pantanal, impedindo o gol do Cuiabá. Final de partida, tudo igual, Brasil volta à Pelotas com um ponto na mala.

Próximo confronto

O Brasil entra em campo na próxima terça-feira (11) no Estádio Bento Freitas, novamente às 19:15. O próximo adversário é a equipe da Ponte Preta, que entra em campo amanhã para a disputa da primeira rodada, e encara o América Mineiro.

Escalações

Brasil: Rafael Martins; Maicon Silva (Luiz Henrique), Lázaro, Camilo, Heverton e Bruno Santos; Leandro Leite, Bruno Matias (Mateus Mendes), Revson e Gegê (Rodrigo Ferreira); Dellatorre (Poveda) . Técnico: Hemerson Maria

Cuiabá: João Carlos; Hayner, Everton Sena, Anderson Conceição, Romário; Elvis, Auremir, Rafael Gava; Felipe Marques, Jenison e Yago. Técnico: Marcelo Chamusca

Foto: Thiago Carvalho/AI Cuiabá