Por: Aline Klug

Na tarde de sexta-feira (10) aconteceu uma reunião entre Federação Gaúcha de Futebol e dirigentes dos clubes que compõem a elite do futebol gaúcho. O encontro tinha como objetivo definir os últimos detalhes quanto a retomada o Campeonato Gaúcho, após a liberação por parte do governo do Estado. Quem deu detalhes sobre a reunião foi o presidente do Brasil, Ricardo Fonseca, que conversou com a Rádio Universidade.

Segundo Ricardinho, o encontro serviu para definir detalhes importantes para que a bola possa voltar a rolar. As datas seguem as mesmas, com início no meio da semana que vem, dependendo do televisionamento, as partidas acontecerão: Quarta rodada nos dias 22 e 23; Quinta rodada entre os dias 25 e 26; E a última rodada da fase classificatória, entre os dias 29 e 30 de julho.

Questão de jogo também foi assunto, as delegações poderão levar apenas seis jogadores para o banco de reservas, e os treinadores poderão usufruir de cinco substituições. Atletas que levaram o terceiro amarelo no último jogo antes da paralisação do campeonato precisarão cumprir a suspensão, o que cabe também a expulsão. No caso de atletas que estão com um ou dois cartões amarelos acumulados, estes irão zerar para as próximas três rodadas.

Percurso rubro-negro

O Brasil tem pela frente os seguintes confrontos: clássico Bra-Pel no meio da semana na Boca do Lobo, encara o Juventude no final de semana, no Estádio do Vale, e no dia 29 ou 30, enfrenta o São Luiz na Arena do Grêmio.

Segundo o presidente, o clube irá jogar em Pelotas e viajará apenas no sábado, visando o jogo contra o Juventude. Há uma incógnita sobre onde a delegação ficará hospedada, Porto Alegre ou Novo Hamburgo, detalhes que precisão ser decididos esta semana. A equipe só retornará a Pelotas na quinta-feira, após o duelo contra o São Luiz.

Preparação

O elenco xavante começou suas atividades individuais durante a semana passada, a partir desta segunda-feira, após liberação da prefeita Paula Mascarenhas, poderá realizar treinamentos coletivos. Ricardinho afirma que o Gauchão será “amistoso de luxo” ao Brasil, mas que o clube ainda quer uma classificação.

A partir de segunda-feira já começamos os trabalhos técnico e tático, aquelas coisas todas, e assim já se preparando para o dia oito de agosto (início da Série B) a gente chegar bem para começar uma competição forte e competitiva que é a Série B. Mas primeiro vamos fazer esses três jogos, porque daqui a pouquinho dá pra classificar nessa chave para a próxima etapa” declarou o presidente do GEB.

Reforços

O Brasil segue de olho no mercado, mas ainda não colocou a mão no bolso. Mesmo com esta cautela, Ricardinho afirma que a direção pretende anunciar alguns reforços ainda para a disputa do Campeonato Gaúcho.

Outro anúncio que deve ser feito ainda neste final de semana é o novo executivo de futebol do clube, o profissional deve chegar à cidade nesta segunda-feira. O nome mais falado nos últimos dias é o de Felipe Gil, que segundo o presidente segue cotado para a vaga.

Imagem: Victor Lannes