AO VIVO

Por: Aline Klug

A primeira vitória na volta do Campeonato Gaúcho não saiu dessa vez. O lobo entrou em campo na tarde desta quarta-feira (29) para enfrentar a equipe do São José, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. No jogo, válido pela 6ª rodada do estadual, o técnico Ricardo Colbachini começou com o mesmo time que perdeu para o Caxias no final de semana. Com polêmicas e expulsões o time saiu novamente derrotado e ainda não pontuou desde que a bola voltou a rolar no estadual.

O Pelotas entrou em campo ocupando a última colocação com apenas um ponto e podendo se classificar. Para isso, era obrigado a vencer o São José e o clássico Bra-Pel. Além disso, precisaria de mais resultados de outras equipes, para passar a próxima fase, Novo Hamburgo, Juventude e São Luiz teriam que perder seus jogos. O adversário, por sua vez, já estava eliminado.

Jogo

O Zequinha começou pressionando, com apenas dois minutos de jogo Mateus Santana afastou duas vezes o perigo da meta áureo-cérulea. Com o passar dos minutos, a equipe de Ricardo Colbachini foi tomando espaço e aos 17 minutos Ariel chutou cruzado e por pouco Alex Henrique não alcançou para a finalização. Logo, dois minutos depois, Santana é expulso após falta forte em cima de Diguinho, dando início ao sufoco do lobo na partida.

Em lance aos 36 ainda da primeira etapa, Vini Garcia bateu falta, Felipe deu casquinha, mas ninguém apareceu para finalizar na pequena área, mais uma chance perdida pelo Pelotas. O São José que nada tinha com isso, aos 42 minutos quase marca, após cruzamento de Gustavo Xuxa, velho conhecido do torcedor áureo-cerúleo, Copetti não vai na bola e ela acaba sendo parada pela trave.

A primeira etapa estava quase no fim, mas ainda deu tempo do zagueiro Fábio Alemão também receber cartão vermelho. Pelotas com dois a menos para o segundo tempo.

Na segunda etapa, o São José, com onze homens em campo, foi superior. Logo aos três minutos, Gustavo Xuxa avançou pela esquerda e chutou cruzado, com perigo, mas a bola foi parada por Rafael Copetti. A pressão seguiu, sete minutos depois, a equipe do zequinha finalizou quatro vezes seguidas, em cruzamentos na área e o lobo precisou contar com a boa atuação do goleiro.

O tempo foi passando e o São José ia criando oportunidades, como aos 22 minutos, onde o experiente Alexandre dominou e chutou a bola sob o travessão, quase marcando um golaço. Após a parada técnica, para hidratação, Felipe Chaves acabou derrubando Thiago Pedra dentro da área e o árbitro Douglas Silva assinalou o pênalti. O goleiro Fábio, batedor oficial da equipe do São José, bateu no canto direito, deslocando o goleiro Copetti e marca o gol que determinaria a vitória do zequinha.

Antes do apagar das luzes, Alexandre quase marca o segundo gol, porém, a bola acabou desviando no zagueiro Felipe Chaves, que quase marca contra, mas acaba saindo para escanteio. Final de jogo, derrota do Pelotas para o São José pelo placar de 1×0.

Mesmo eliminado do Gauchão, o Pelotas ainda jogará o clássico Bra-Pel no próximo sábado (1º), na Boca do Lobo. Já o São José se despede do estadual e foca na estreia pela Série C, no próximo dia 8 de agosto, quando recebe a equipe do São Bento, no estádio Passo D’Areia.

Situação do Pelotas na tabela

O Pelotas está na lanterna do Grupo A com apenas um ponto, podendo chegar a quatro pontos em caso de vitória contra o Brasil, mesmo com este resultado não se classifica para as semifinais do segundo turno.

Ficha técnica:
Pelotas: Copetti; Moisés (Milla), Fábio Alemão, Felipe Chaves, Mateus Santana; Wendel, Ariel (Gabiga), Vini Garcia; Hugo Sanches, Alex Henrique (Ramires) e Daniel Costa (Juliano). Técnico: Ricardo Colbachini.

São José: Fábio; Lissandro (Marcelo), Goiano, Marcãol, Roger; Diguinho (Thiago Pedra), Tavares, Gustavo Xuxa; Tiago Pará (Thayllon), Luiz Eduardo (Alexandre) e Maradona. Técnico: José Rafael dos Santos.

Imagem: AI/ECP