AO VIVO

Por: Aline Klug

Relembrar momentos que acabam caindo no esquecimento com a correria do dia a dia está sendo uma das maiores oportunidades dadas pela quarentena. A entrevista especial da última segunda-feira (1º) trouxe um personagem que participou de vários destes que marcaram a história recente do Grêmio Esportivo Brasil, o centroavante Nena.

Atualmente, o jogador atua pelo Penarol, do Amazonas. Por lá, o campeonato estadual foi interrompido na terceira rodada do segundo turno, tendo na primeira fase o Manaus como campeão, e a equipe do centroavante ocupava, até a parada, a primeira colocação. O futuro da competição ainda não foi definido, os clubes pedem o término e aguardam manifestação da Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Aqui em Pelotas, Nena será lembrado pela passagem marcante e gols históricos que ficaram na memória do torcedor rubro-negro. A trajetória no Bento Freitas teve início em 2014, ano em que o Brasil ficou na 3º posição do Campeonato Gaúcho e levou o título do interior e mais tarde, veio a conquistar o acesso a Série C do Campeonato Brasileiro e foi vice-campeão da Série D. No seu segundo ano no clube, o centroavante fez parte do bicampeonato, com novo título de campeão do interior, após novamente ficar na 3º posição do estadual e participou da ascensão do time a Série B após o fatídico jogo contra o Fortaleza. Em seu último ano com a camisa vermelho e preta, nada muito marcante aconteceu após anos emocionantes, a equipe passou boa parte no G4 do nacional, mas acabou perdendo posições, permanecendo na segunda divisão.

Jogos e gols emblemáticos

Ao chegar a Baixada, Nena teve um grande desafio pela frente, disputar a posição com Gustavo Papa, agora aposentado e treinador do Brasil até pouco tempo. Com o tempo e graças a seus gols, o centroavante foi conquistando sua vaga no time de Rogério Zimmermann, e logo em seu segundo jogo, o clássico BraPel, que após 16 anos retornava a elite gaúcha, o jogador fez o gol que daria o empate ao xavante, após cruzamento que o deixou cara a cara com a meta do lobo. Este foi um dos gols mais importantes na equipe rubro-negra, eleito pelo jogador.

O centroavante também relembrou o importante gol no jogo que daria o acesso ao Brasil em 2014, na partida histórica contra o Brasiliense. “Até hoje fico vendo esse jogo, é gostoso relembrar isso” conta ele. Nena ainda descreve a jogada, que segue fresquinha em sua mente, que se deu após receber a bola área, após escorada de Alex Amado, aos 45 minutos da primeira etapa, limpar a marcação e diminuir a desvantagem de 2×0.

Ele ainda elege seu gol contra o Flamengo, em 2015 pela Copa do Brasil e na vitória contra a equipe do Grêmio na Arena, por 1×0, quando balançou as redes aos quatro minutos do segundo tempo, como os gols mais emblemáticos, fechando a lista de partidas que marcaram sua história no xavante.

Por fim, questionado sobre qual jogo foi mais impactante, contra o Brasiliense ou o Fortaleza, após um longo tempo de pensamento o atleta deu seu veredito. “Contra o Fortaleza pelo contexto todo que houve, chegamos dias antes, foguetório que não deixava a gente dormir, quando chegamos o estadio cheio,só por isso” finaliza ele.