AO VIVO

Por: Aline Klug

Na tarde desta segunda-feira (08) a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou uma reunião por videoconferência com representantes dos times que disputam a Divisão de Acesso de 2020. O objetivo foi apresentar uma proposta de retomada da competição e incluiu alterações que não foram aceitas pela maioria das equipes.

Na ocasião a FGF propôs a criação de um campeonato único no segundo semestre para as equipes que disputam a segunda e a terceira divisões. Não houve votação, apenas a apresentação do projeto aos clubes. Se a ideia avançar, a Divisão de Acesso e a Segunda Divisão seriam canceladas, sem possibilidade de acesso ou rebaixamentos.

Em abril, as equipes que disputam a Divisão de Acesso haviam concordado em recomeçar a competição no mês de agosto. O campeonato foi paralisado no dia 16 de março, com três rodadas disputadas.

Na proposta da FGF, os 32 times (16 da Divisão de Acesso e 16 da Segunda Divisão) seriam divididos em quatro regiões do Estado. Cada região, teria dois grupos de quatro clubes. Os campeões de cada grupo ganhariam prêmios em dinheiro e fariam uma espécie de “final” regional.

Por fim, os quatro campeões regionais se juntariam às equipes do Gauchão que não possuem vagas nas competições nacionais e fariam uma Supercopa, que definiria os postos na Série D e na Copa do Brasil de 2021. A fórmula será avaliada pelas equipes, e novas reuniões estão previstas para as próximas semanas.