AO VIVO

Por: Aline Klug

A bola está perto de voltar a rolar no Rio Grande do Sul, e o Pelotas vem se preparando para o restante do Campeonato Gaúcho e também visando a Série D. Desde a semana passada alguns jogadores começaram a ter seus nomes mais fortes vinculados a equipe, caso do goleiro Rafael Copetti, confirmado pelo presidente Gilmar Schneider, em entrevista a Rádio Universidade. Para falar sobre o planejamento que o clube está sendo feito visando o seguimento do ano, conversamos com o coordenador técnico do lobo, Tiago Stragliotto.

Mudanças e novos tempos na avenida. O Campeonato Gaúcho já tem uma data para retorno, e deve durar 22 dias, tendo seu reinício no dia 19 de julho com finalização em 9 de agosto. O Pelotas fez uma primeira fase sem muitas lembranças positivas e terminou na 5º colocação do grupo A, já no segundo turno, até a parada, o lobo encontrava-se na 3º colocação, com ainda três jogos a serem disputados.

A parada obrigou o lobo a partir para mudanças, na comissão técnica e no elenco. Stragliotto vê a contratação de rostos novos como uma nova força ao áureo-cerúleo. “Com a chegada do Moisés [diretor de futebol] e do Ricardo [técnico] o Pelotas se fortalece ainda mais, com pensamentos novos” afirma o coordenador, que também frisa grandes objetivos, como principal, a busca de uma vaga na semifinal do segundo turno.

As negociações com os atletas ficam a cargo do diretor de futebol, Moisés Von Ahn juntamente com o técnico Colbachini, Tiago conduz na retaguarda dos profissionais. Segundo o coordenador técnico, o clube deve apostar em jogadores que conhecem a competição, com comprometimento e que buscam algo a mais na carreira. “O Pelotas vai sim fazer um time competitivo, um time forte, para que não ocorram os erros que a gente teve no inicio, onde a gente acreditava muito nesse grupo e não conseguimos ter as vitórias que a gente almejava” destaca Stragliotto.

Ainda sobre o time que iniciou o estadual e acabou não conseguindo bons resultados, deixando o Pelotas na zona de rebaixamento da competição, Tiago ressalta a qualidade plantel mas que infelizmente as expectativas não foram correspondidas. Segundo ele, a meta da direção, juntamente com a comissão, é sanar os erros para ter um grupo forte que compreenda os objetivos do Pelotas em ambas as competições.

Se por um lado o estadual já possui um calendário pré-definido pela Federação Gaúcha de Futebol, a CBF, que já enviou auxílio financeiro aos clubes que disputam o campeonato nacional, ainda não fala em um novo calendário. “Tem algumas conversas mas sem nada definido, nada concretizado. Até a gente quer que defina isso o quanto antes para que a gente não tenha um hiato entre o final do Campeonato Gaúcho e o início das competições nacionais. De nada adianta jogar três ou quatro jogos do Campeonato Gaúcho, ter uma parada para depois sim retornar as atividades na competição nacional” comenta ex-atleta, que complementa falando que meta é conquistar um acesso a Série C.