AO VIVO

Por: Aline Klug

A volta do futebol parece próxima no Rio Grande do Sul, alguns clubes já voltaram aos treinamentos e outros projetam um retorno às atividades e organizam o calendário para o segundo semestre, caso do Pelotas. Após conquistar a vaga na Série D do nacional, depois de seis anos sem disputar a competição, o lobo pensa grande e mira o acesso. Para conversar sobre essa projeção do futebol áureo-cerúleo pós volta, ouvimos no Lance Rápido da última sexta-feira (12) o técnico do clube, Ricardo Colbachini.

Após longos seis anos de espera, o Pelotas volta a disputar o Campeonato Brasileiro. A vaga, conquistada após o lobo sagrar-se campeão da Copa Seu Verardi de 2019, abriu caminho para um calendário mais recheado este ano. O escolhido para comandar a casamata do lobo nesta trajetória mira alto. “O Pelotas tá certo em pensar grande, certo em buscar esse acesso porque é um clube tradicional, um clube grande e tem que pensar em série C” afirma Colbachini.

O treinador define a competição como “longa, equilibrada e decidida em detalhes“, ainda segundo ele, para que o objetivo do acesso seja conquistado, o Pelotas terá que contar com uma equipe “qualificada tecnicamente, corajosa e preparada para jogos decisivos” além de profissionais “comprometidos e vencedores onde passaram“.

Ricardo confirma que o plantel áureo-cerúleo deve contar com 23 atletas, sendo três goleiros e 20 jogadores de linha, incorporando atletas que jogaram o Gauchão. O Pelotas está no mercado e já têm pré-contrato com diversos atletas. Nomes como o do goleiro Rafael Copetti e de Gustavo Sapeka já foram confirmados pela direção, bem como os atletas que disputaram o Gauchão pelo lobo e têm contrato mais longo, como o caso de Juliano, Hugo Sanches, Mateus Santana e Felipe Guedes. Alguns atletas que tiveram seus contratos finalizados no final do estadual devem retornar para a finalização da competição e a Série D, ainda segundo a direção.

Indefinição como maior adversário

Com o aumento de casos no Rio Grande do Sul, a data prevista de retorno do Campeonato Gaúcho, do dia 19 de julho, pode ser adiada. A Federação Gaúcha de Futebol segue conversando com o Governo do Estado sobre possível data e protocolos a serem seguidos visando a segurança dos envolvidos. Clubes da capital gaúcha já voltaram aos treinamentos e outras equipes pelo interior também estão retornando às atividades. Em Pelotas, a prefeitura ainda não liberou a volta aos trabalhos.

O lobo, que tinha o dia 6 de julho como data para apresentação dos atletas, agora aguarda por uma definição da FGF e do Estado. “A gente vai voltar quando tiver uma definição da competição, aí sim a gente vai reavaliar a data do retorno e definir o melhor dia para voltar” afirma o treinador.

Enquanto isso, a comissão técnica segue conversando com os atletas e passando orientações de ordem física para manter o elenco trabalhando o corpo, visando ganho de tempo quando a bola voltar a rolar para que o plantel já esteja adaptado para entrar em uma competição