AO VIVO

Por: Aline Klug

Segundo alerta da Defesa Civil do Estado, nos próximos três dias o Rio Grande do Sul terá chuvas intensas, com riscos de temporais, raios, ventos e até granizo em diversas regiões. Servindo, mesmo que minimamente, de alívio aos 390 municípios que encontram-se em situação de emergência em decorrência da estiagem.

De acordo com a meteorologista Cátia Valente da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), os prognósticos indicam que nos próximos dias poderá chover entre 50 e 100 milímetros, o que geraria uma resposta hídrica positiva para os rios do Estado e a umidificação do solo.

Chuva que, mesmo em uma quantidade muito abaixo do esperado, chegará a Barragem Santa Bárbara, responsável por abastecer 60% da cidade de Pelotas e que hoje encontra-se 4,10 metros abaixo do nível ideal. Desde novembro as chuvas não chegam em uma quantidade significativa na cidade, fazendo com que a situação agrave cada vez mais. Desde novembro Pelotas registrou apenas 264 mm de chuva, enquanto o esperado era 1,2 mil.