AO VIVO

Por: Aline Klug

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 tem início nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de maio. Elas podem ser feita através da página do Enem: enem.inep.gov.br . A novidade deste ano é que a prova terá duas modalidades, impressa com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro e a versão digital nos dias 22 e 29 de novembro.

A estrutura de ambos será a mesma. Serão apliadas quatro provas objetivas construídas por 45 questões cada e uma redação. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, a inclusão de uma foto atual do participante no ato de inscrição será obrigatório. O valor da taxa desta permanece o mesmo do ano anterior, R$ 85 e deverá ser pago até o dia 28 de maio.

De acordo com o Inep, todos participantes que estejam cursando a última série do ensino médio em 2020, tenham feito este por completo em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita famliar igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômia , terão insenção da taxa mesmo sem o pedido formal, que já teve seu prazo encerrado. A regra vale para os que optarem pelo Enem impresso ou digital e aplica-se aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não apresentaram justificativa quano a ausência.