AO VIVO

Por: Aline Klug

Sabemos que a inclusão social é algo que anda em passos lentos, pelo menos no Brasil, mas um grande passo foi anunciado nesta semana. Este ano pessoas com deficiência visual poderão solicitar leitura em tela na prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Segundo o Ministério a Educação, isto se dará através de um software que possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, este que será convertido a uma voz sintetizada.

Com o novo recurso, pessoas com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular terão mais autonomia, pois poderão ler a prova na ordem desejada, bem como repetir a leitura ou retornarem as questões quantas vezes acharem necessário.

A edição do Enem 2020 apresenta vários recursos de acessibilidade. As solicitações destes devem ser realizadas no ato da inscrição. Um laudo médico deve ser apresentado.

Confira quais são os recursos de acessibilidade

Autismo: tempo adicional, auxílio pra leitura, auxílio para transcrição;
Baixa visão: tempo adicional, auxílio pra leitura, auxílio para transcrição, prova ampliada ou super ampliada, sala de fácil acesso e leitor e tela;
Cegueira: tempo adicional, prova em braile, auxílio para leitura, sala de fácil acesso, leitor de tela;
Deficiência auditiva: temo adicional, tradutor-intérprete de libras, videoprova em libras, leitura labial;
Deficiência física: tempo adicional, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso, mesa para cadeira de rodas, apoio para pernas e pés, auxílio para leitura;
Deficiência intelectual: tempo adicional, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso;
Déficit de atenção: tempo adicional, auxílio pra leitura, auxílio para transcrição;
Discalculia e Dislexia: tempo adicional, auxílio pra leitura, auxílio para transcrição;
Surdez: tempo adicional, tradutor-intérprete de libras, vídeoprova em libras, leitura labial;
Surdocegueira: tempo adicional, guia-intérprete, auxílio para transcrição, sala de fácil acesso, prova em braile ou prova ampliada ou superampliada, leitor em tela;
Visão monocular: tempo adicional, auxílio pra leitura, auxílio para transcrição, prova em braile ou prova ampliada ou superampliada, leitor em tela.

Imagem: Agência Brasil