AO VIVO

Por: Aline Klug

A entrevista especial desta terça-feira (26) trouxe o ex-técnico do Pelotas, que atualmente é auxiliar técnico da Chapecoense, Felipe Endres. Em conversa com o repórter Renan Santos, o auxiliar fala sobre o time catarinense, que já voltou aos treinamentos e relembra sua rápida passagem pela casamata áureo-cerúlea no comando do lobo.

Endres chegou a Chape através de um convite do técnico Umberto Louzer, que substituiu Hemerson Maria, hoje treinador xavante. A comissão foi anunciada com a missão de tirar a Chapecoense do mata-mata que decide o rebaixado do ano no Campeonato Catarinense e levar a equipe às quartas de finais. E foi o que aconteceu, o clube teve uma recuperação no estadual e espera a bola voltar a rolar para enfrentar o Avaí e seguir em busca do título.

Os treinamentos já foram retornados por lá, o elenco realiza testes físicos e os treinamentos no campo começarão nesta quarta-feira (27). Questionado sobre os protocolos estipulados para a volta das atividades, o auxiliar fala sobre as imposições do clube, como um pedido para que todos atletas e integrantes da comissão chegassem a cidade de Chapecó no início de maio para cumprir uma quarentena de três semanas na idade. Bem como testagem de todos e testes rápidos de familiares. Nenhum caso apresentou resultado positivo para o vírus.

O protocolo de treinamentos também visa evitar aglomerações, restringindo acesso ao centro de treinamentos do clube, impossibilitando a entrada de imprensa e limitado o número de funcionários. Por fim, para iniciar as atividades em campo, o plantel foi separado em sete grupos, por posição, onde cada conjunto treinará em horários diferentes e campos diferentes do CT.

Questionado sobre a volta do Catarinense, Felipe Endres menciona que por se tratar de mata-mata tanto na caminhada pelo título, quanto a queda à segunda divisão, a volta da competição prejudicaria àqueles que fossem eliminados já no primeiro jogo e que a data pode vir a depender de uma possível decisão quanto ao calendário nacional. A ideia de uma volta da bola rolar ainda não conta com uma data certa, porém os planos iniciais falam em junho.

Sobre sua trajetória na Boca do Lobo, Endres em 2018 como auxilar do técnico paraguaio Diego Gavilán, sendo efetivado após a saída do treinador pós estadual. O jovem treinador montou a equipe do Pelotas que levantou a taça copa Seu Verardi e que este ano conquistou a Recopa Gaúcha, porém não resistiu por muito tempo e logo na primeira derrota áureo-cerúlea foi demitido.

Mesmo com uma rápida passagem Felipe destaca as coisas positivas do seu trabalho no lobo, como a permanência da comissão e jogadores. “Da minha parte foi balanço positivo, óbvio que fico triste por ter saído da maneira que eu sai, no meio do processo, mas fico feliz pelo clube ter conquistado os objetivos” finaliza ele.