AO VIVO

Por: Aline Klug

As transações que envolvem o futebol costumam ser mais agitadas do que os torcedores possam imaginar. São contratações, dispensas, troca de jogadores, assédio de clubes e artimanhas de empresários. No olho desse furacão está o diretor de futebol, cargo que tem ganhado respaldo no Brasil nos últimos anos. No Pelotas, uma figura importante nos últimos três anos tem direito aos méritos das conquistas áureo-cerúleas. A entrevista especial do Lance Rápido desta terça-feira (26) trouxe Rafael Farias, ex-diretor de futebol do Pelotas, que agora trabalha na Penapolense.

Rafael chegou no time paulista em outubro do ano passado, após deixar o lobo na reta final da copa Seu Verardi. Até a parada dos campeonatos estaduais, a Penapolese ocupava a 15º colocação do Paulista série A2.

O diretor de futebol ressalta a diferença técnica do Campeonato Paulista para os demais estaduais por apresentar um nível alto, com atletas acostumados a jogar série B do nacional e por conta do investimento. “Vejo o nível da A2 de São Paulo superior a maioria dos estaduais de primeira divisão do país” afirmou ele.

Como responsável pelas negociações e contratações de atletas, Rafael foi questionado sobre quais possíveis mudanças o futebol vai sofrer pós pandemia, segundo ele toda a questão financeira dos clubes será afetada, além de preços de jogadores e salários. Será necessária uma mudança no planejamento, uma vez que apoiadores e patrocinadores vão rever seus investimentos no futebol, o que obrigará os clubes a reverem suas despesas.

Pelo Pelotas, Rafael ajudou a construir o time que subiu para o Gauchão em 2018 e conquistou o título da Divisão de Acesso, além do recente título na copa Seu Verardi no ano passado. Entre idas e vindas, o diretor de futebol atuou na Boca do Lobo entre os anos de 2017, 2018 e 2019.

Quem vê as conquistas pelo Pelotas, mal sabe que na sua chegada Rafael tinha a missão de subir o clube no Campeonato Gaúcho, porém no plantel havia apenas um jogador, Giovane Gomes. Foi um planejamento do zero que veio, um ano depois, a colocar o Pelotas na elite do futebol gaúcho e na Série D do Campeonato Brasileiro. “Clube que devo muito, no qual pude me inserir fortemente no mercado devido ao grande trabalho” avalia ele.