AO VIVO

Por: Aline Klug

A chuva tão esperada dos últimos dias realmente chegou ao Estado, que sofre com a estiagem desde o ano passado. Em Pelotas, o acumulado de 90 milímetros fez com que a barragem Santa Bárbara saísse do nível histórico negativo de 4,13 para 3,96 metros. Mesmo que siga abaixo do vertedouro os 17 centímetros irão assegurar, pelo menos até terça-feira, que a água não baixe mais.

Com o volume do reservatório ainda abaixo do nível ideal de captação, na marcação diária feita pelo Sanep, o decreto publicado no dia 23 de abril permanece. “Essa chuva não muda em nada as normas de restrição do uso da água, uma vez que quando lançamos o decreto, o nível estava 2,90 metros negativos, bem menos que os atuais“, aponta Alexandre Garcia, diretor-presidente do Sanep.

A boa notícia, segundo Alexandre, é que o ciclo de chuva deve começar a mudar e a tendência é de mais precipitações para as próximas três semanas. Apesar do pensamento positivo, ele enfatiza: “Economize água!“.

Segundo dados do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas, a previsão para o mês de junho e julho é que a chuva amenize o déficit hídrico, mas a estiagem deve continuar.