AO VIVO

Por: Aline Klug

A morte de Ayrton Senna, um dos maiores ídolos da história do Brasil, completa 26 anos nesta sexta-feira (1). Tricampeão mundial de Fórmula 1, o piloto marcou uma época e continua sendo inspiração para os brasileiros.

Relembre alguns momentos da carreira da lenda do automobilismo:

Primeira vitória
Defendendo a Lotus, Senna superou a chuva para conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1. Seria este o primeiro capítulo de uma série de conquistas. Aconteceu em 1985, no Grande Prêmio de Portugal.

Batalha contra Mansell
O duelo entre Ayrton Senna e Nigel Mansell no GP da Espanha de 1986 é sem dúvidas um dos mais emocionantes da história da Fórmula 1. Os pilotos cruzaram a linha de chegada praticamente juntos, e por 14 milésimos de segundo, o brasileiro ficou com a vitória.

Batida proposital e título
Em 1989, Prost “fechou” Senna na entrada da chicane de Suzuka, obrigando o piloto brasileiro a cortá-lo. Por conta da manobra, Senna foi punido ao final da corrida e Prost sagrou-se tricampeão da Fórmula 1.

A vingança veio no ano seguinte, também no Japão. Prost precisava vencer para evitar o bicampeonato de Senna. Logo na largada, o piloto brasileiro foi para cima do rival, e propositalmente causou um perigoso acidente, que deu a ele o título daquela temporada.

O tricampeonato
Mais uma vez em Suzuka, no Japão, Ayrton Senna conquistou seu terceiro título da Fórmula 1. Campeão desde a primeira curva, quando Mansell saiu da pista e abandonou a corrida, o piloto brasileiro protagonizou uma cena marcante no final do GP, ao deixar seu companheiro Berger ultrapassá-lo e ficar com a sua primeira vitória na carreira, enquanto ele saboreava mais um título mundial.