A Fenadoce 2019 abriu os portões para receber o público na tarde desta quarta-feira (05/06) e dar a largada na sua 27ª edição. Expositores, doceiras e visitantes expressaram suas expectativas positivas para a feira deste ano, que acontece até o dia 23 de junho. As apresentações da Fenadoce Cultural e as visitas dos alunos das escolas municipais movimentaram os corredores da feira ao longo do dia. Nesta quinta-feira, 06, iniciam as atividades do Festival de Gastronomia com oficinas gratuitas.

As primeiras visitantes da 27ª edição da Fenadoce foram Suzana Hamerski e um grupo de amigas, todas porto-alegrense, que há 21 anos saem da capital do estado, para visitar a Fenadoce. O guia turístico Saul Silva é responsável pelo passeio anual das amigas: “É sempre uma satisfação”, conta. Suzana Hamerski disse que não perde uma edição, e gosta de estar na feira para passear e fazer compras. “Eu adoro, venho há mais de 20 anos e vou seguir participando enquanto puder” afirma.

Durante o primeiro dia iniciou também a visitação dos alunos das escolas municipais à feira. As visitas acontecerão de segunda a sexta-feira, até o dia 19 de junho. As escolas interessadas ainda podem agendar a visitação enviando um ofício constando o nome da escola, a assinatura do responsável, a data de preferência e a quantidade de alunos e professores que visitarão a feira, para o e-mail escolas@fenadoce.com.br

06/06 – É Dia da Doceira
Nesta quinta-feira,6, Pelotas comemora o Dia da Doceira, oficializado pela Prefeitura Municipal, em 2018, durante a 26ª edição da Fenadoce. A proposta do atual Deputado Federal, Daniel Trzeciak, na época Vereador, surgiu como forma de homenagear as responsáveis pela tradição doceira da cidade de Pelotas.

“Esse dia é importante para reconhecer um trabalho feito o ano inteiro”, afirma a Presidente da Associação das Doceiras, Simone Bicca. Segundo ela, hoje 16 doceiras são associadas à instituição, mas muitas outras mulheres fazem parte desta tradição pelotense. “Com esta data, daqui para frente, iremos comemorar todos os anos o dia que lembra nosso trabalho, já que nos demais o grande protagonista é o doce”, completa.

O reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, da Tradição Doceira de Pelotas, como Patrimônio Imaterial do Brasil, em 2018, trouxe um novo público para o ramo. “Notamos que, depois desse reconhecimento, nosso trabalho tem sido mais procurado, especialmente por pessoas de outras cidades”, conta Simone, que aponta também a procura de empresários que desejam revender os tradicionais doces pelotenses fora do Rio Grande do Sul.

Festival de Gastronomia inicia programação

A programação do Festival de Gastronomia inicia na quinta-feira com programação especial, e gratuita, para os visitantes da Fenadoce 2019, na Cozinha Experimental do festival, localizada entre a Cidade do Doce e o setor de Variedades. Durante o primeiro dia, a professora Carmelita Jardim, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, será a responsável por conduzir as atividades. A partir das 15:00, ela irá ministrar uma Oficina de Papo de anjo. Já as 17:00, os participantes podem acompanhar uma Roda de conversa, com a temática “A mulher na Cozinha”. A última atividade do dia será uma Oficina PANCS, ministrada por Carmelita a partir das 19:00.

Em 2019 o Festival de Gastronomia da Fenadoce retorna para sua 5ª edição. Inserido na temática central da Feira, a programação promove palestras, oficinas e aulas show que promovem a disseminação da cultura gastronômica de Pelotas. As atividades são realizadas em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que durante a programação do Festival abordará o processo de patrimonialização dos doces de Pelotas. Outro importante parceiro do Festival de Gastronomia é a Fecomércio – SENAC Pelotas, que atua no incentivo à utilização de produtos locais, com a ótica de potencializar e reconhecer aquilo que é produzido na região.

Festival de Moda Fenadoce começa nesta quinta-feira, 06

Visando divulgar os empreendedores da Fenadoce 2019, a feira promove mais uma vez o Festival de Moda Fenadoce, que também terá seu primeiro dia durante a quinta-feira. A programação conta com desfiles onde as modelos apresentam looks criados a partir de roupas que estão sendo comercializadas pelos estandes da feira.
A atividade acontece ao longo da programação da feira nos dias 06, 07, 10, 11, 12, 13, 14, 17, 18 e 19, sempre de 30 em 30 minutos a partir das 16h. A ideia é fortalecer os expositores da feira, já que os desfiles apresentarão roupas e acessórios deles. A Fenadoce 2019 acontece de 05 a 23 de junho em Pelotas/RS.

SANEP lança projeto de coleta de óleo de cozinha na Fenadoce

O estande da SANEP – Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas recebe nesta quinta-feira, 6, às 19h30min, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, além de vereadores, convidados e imprensa para o lançamento de um grande projeto para a cidade de coleta de óleo de cozinha.

A Fenadoce 2019 é uma realização da CDL Pelotas, tem patrocínio Banrisul; Sicredi; GELEI e Osirnet; Apoio da Biscoitos Zezé; Ecosul e Farmácia São João e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.

SERVIÇO FEIRA
O que: Feira Nacional do Doce – Fenadoce 2019
Data: 5 a 23 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: seg a quin, das 14h às 22h; sex, das 14h às 23h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 23h.
Site: www.fenadoce.com.br | Facebook: www.facebook.com/fenadoce

INGRESSOS: seg a sex: R$ 12,00 sab, dom e feriados: R$ 16,00 Estacionamento: R$ 18,00

Doce por R$ 4,00 – O valor do doce na feira deste ano segue o mesmo do ano passado,
custando R$ 4,00 a unidade.

Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – reverso@reversocomunicacao.com.br
Grazieli Gotardo – assessoria@reversocomunicacao.com.br