AO VIVO

Um passo importante em direção à oportunidade de trabalho e à ressocialização de apenados do município foi dado nesta quinta-feira (30), quando a Prefeitura inaugurou a Fábrica de Artefatos de Concreto – Artecon P, no Presídio Regional de Pelotas (PRP). O projeto do Pacto Pelotas pela Paz, em parceria com a Susepe e a UCPel, representa uma ocupação profissional para presos do regime fechado, que ergueram a estrutura depois de produzirem mais de 5 mil blocos de concreto.

O repórter Renan Santos ouviu o tenente-coronel Eduardo dos Santos Perachi da BM:

 

O reitor da Ucpel José Carlos Bachettini Júnior:

 

O Gestor Samuel Ongarato:

 

Na ocasião, a prefeita e o reitor da Universidade Católica de Pelotas, José Carlos Bachettini Júnior, assinaram um termo de cooperação que garante aprimorar a técnica da mão de obra dos apenados, qualificando os artigos de concretos originados na fábrica. A UCPel é parceira da iniciativa, realizando testes de resistência e estudos de traço dos materiais.

A nova estrutura no PRP vai produzir, além de blocos de concreto – cerca de 200 são feitos por dia –, tubos e blocos intertravados. Os materiais serão utilizados em obras da cidade, reformas no presídio e na construção do Centro de Reintegração Social vinculado à Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). O local será um dos primeiros do Rio Grande do Sul a implementar o modelo prisional alternativo, que prevê índices de até 90% de reinserção social.

Texto/Fotos : Ascom