O projeto Vi-vendo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove teste de visão gratuito no dia 21 de março. A atividade ocorrerá na Capelania da UCPel, das 9h às 19h. A ação contempla crianças de 5 a 14 anos, familiares de funcionários e alunos da Universidade.

De acordo com o médico e coordenador do projeto, Roni Quevedo, em 2018, mais de 500 atendimentos foram realizados. “A intenção é alertar os familiares sobre possíveis problemas de acuidade visual nas crianças”, ressalta.

O teste de visão utiliza a Escala de Snellen (tabela com a letra E em diversas posições) a cinco metros da criança. Após os atendimentos, aquelas que apresentarem problemas visuais serão encaminhadas para o oftalmologista da Escola Louis Braille.

Mais oportunidades para realizar o teste de visão passarão a ser ofertadas a partir da última semana de março até o final do primeiro semestre do ano. Os atendimentos serão realizados nas segundas-feiras, das 17 às 19h, na Livraria Vanguarda, em frente ao Campus I. E também nas terças-feiras, das 10h às 12h, na Capelania do Campus I.

O familiar ou acompanhante da criança deverá apresentar número de CPF e colaborar com um quilo de alimento não-perecível. O projeto Vi-vendo integra o Programa UCPel Mais Saudável.

Redação: Victoria Priotto