“Queremos um novo Estado, para um novo futuro. A hora é de dar ânimo às pessoas, prestar um bom serviço público”. A afirmação foi feita pelo governador José Ivo Sartori na reunião-almoço da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), nesta sexta-feira (25), em Pelotas. “Para nós, enfrentar a crise é pauta positiva, exige coragem, transparência, nos faz quebrar paradigmas. Temos tomado medidas transformadoras desde o primeiro dia de governo”, acrescentou.

Em meio aos avanços conquistados com as ações tomadas pelo governo, Sartori destacou a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Acordo de Resultados, o Plano de Modernização do Estado, a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual e a Previdência Complementar. “Precisamos pensar no amanhã, e principalmente nos cidadãos”, ressaltou.

O governador disse que destinou R$ 1,5 milhão, para escolas estaduais, recursos provenientes da ‘Etapa 1 do BIRD’. “O governo do Estado está investindo R$ 1,95 milhão, na Etapa 2, para obras de reforma em 14 escolas da região da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Só em Pelotas são cinco escolas, em um total de R$ 700 mil”, anunciou.

Prioridade para as áreas essenciais

O governador também falou da liberação de R$ 130 milhões pelo Banrisul para a reestruturação da Associação Pelotense de Assistência Cultural (APAC), mantenedora da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). “Essa ação vai permitir o equilíbrio econômico-financeiro da instituição, que atende cerca de 4 mil alunos, além de manter ativo o hospital universitário, responsável por 60% dos atendimentos do SUS na Região Sul”, explicou.

Sartori lembrou da licença emitida pela Fepam, em outubro de 2016, que libera a linha de transmissão da Eletrosul em Santa Vitória do Palmar e a nova fase do Porto de Pelotas. “Já movimentou no 1º semestre de 2017 mais do que em todo o ano de 2016 (mais de 387 mil toneladas, superando em 39,2% a movimentação de 2016). O projeto que leva toras de madeira da Região Sul à unidade da CMPC mostra o potencial hidroviário gaúcho e a qualidade de nossos espaços logísticos”, concluiu.
O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul e prefeito de Jaguarão, Favio Teles, saudou o governador por sua força política. “A nossa região conta com o seu empenho. Que o nosso Estado continue realizando ações desta forma”, disse.

Em nome das Alianças Pelotas e Rio Grande, o coordenador Gilmar Bazzanela, afirmou que é preciso aproximar das regiões com o Estado. “A nossa região sempre foi uma grande reserva de mercado, que pensa diferente. O governo tem realizado ações que auxiliam a Zona Sul”, falou.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, destacou a cooperação entre as cidades e o Estado. “Se todos somos responsáveis pela situação, o Rio Grande do Sul precisa de um projeto coletivo, união para cobrar, mas também para apoiar as ações do governo”, disse.

Realidade das finanças

A palestra ‘O Rio Grande saiu na frente’ apresenta a realidade financeira do Rio Grande do Sul, os cenários e contextos contemporâneos estadual e nacionalmente, e as mudanças promovidas pela gestão de José Ivo Sartori.
Participaram do evento, ochefe da Casa Civil, Fábio Branco; o secretário adjunto de Obras, Habitação e Saneamento, Sandro Boka; o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz; o coordenador da Aliança Rio Grande, Antonio Carlos Bacchieri; o superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco; o diretor presidente da CMPC Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes; e o arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann.

Texto: Julian de Souza, de Pelotas
Edição: Denise Camaro/Secom