À meia-noite deste sábado (1º), abre-se a oportunidade da população participar da escolha da Marca de Pelotas, a ser utilizada para fins comerciais, institucionais e turísticos, sem vinculação a governos, para identificação do Município.

O Site para votar é este: http://www.pelotas.com.br/votacao/

Duas propostas estão concorrendo – uma da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a da esquerda da foto, e a outra do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), a da direita da foto . A ideia de criação de uma marca para a cidade, com a participação da sociedade, desencadeou um processo de seleção pública voltado às áreas da publicidade e design. As propostas foram avaliadas e escolhidas por banca técnica integrada por profissionais da Publicidade e do Design, além de indicados pela Prefeitura, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Estudantes da UCPel, UFPel e IFSul, com a orientação de professores, criaram seis propostas, dentre as quais duas estão na final do processo. A escolha pela internet deve ser realizada pelo site da Prefeitura, www.pelotas.com.br, ou no totem instalado no ponto de informações turísticas do Mercado Central, até a quarta-feira (7), às 9h, quando será encerrada a votação.

A coordenadora dos colegiados dos cursos de Design Gráfico e Design Digital da UFPel, Roberta Barros, salienta que a construção da proposta da Marca de Pelotas foi coletiva entre professores e alunos. Os estudantes que participaram são Thaíse Porto, Carolina Peres, Ingrid Gonçalves, José Paulo Portela, Thiago Silva, Caroline Elisa da Silva e Karissa Yokemura.

A coordenadora do curso de Comunicação Visual do IFSul, Marina Mendonça Loder, comenta que a criação da Marca contou com a participação integrada de professores e alunas. As estudantes que fizeram parte do processo são Joseane Castanheira, Bárbara dos Santos Kurz, Gabriely Gallo da Silva, Giulia Nunes Gonçalves, Júlia Ferreira Bretanha, Maíra Schmidt Thurow, Samara Radtke da Silva e Thaís Leivas Pinheiro.

No dia 7 – aniversário de 205 anos de Pelotas – durante a cerimônia comemorativa que se iniciará às 17h, será anunciada a marca vencedora.