AO VIVO

O governo investe em coleta seletiva, limpeza de canais, criação de Ecopontos, mutirões de limpeza, substituição de contêineres e convênios com cooperativas de reciclagem. No entanto, a população precisa fazer a sua parte para manter a cidade limpa. Por isso, a prefeitura lançou nesta quinta-feira (1º) a Seja Doce com Pelotas, uma campanha educativa voltada às crianças com ações a longo prazo.

A prefeita Paula Mascarenhas apresentou a iniciativa para imprensa e convidados em um café da manhã no Now! Galeria. “A população precisa entender que a cidade é a sua casa. Para usufruir tudo o que há de melhor, é preciso arcar com a responsabilidade de cuidá-la. Através das crianças, podemos criar novos hábitos culturais e assim impactar os pais e adultos em geral. Vamos ser doces, atentos e cuidadosos com Pelotas”, disse. A chefe do Executivo lembrou que os maiores investimentos públicos são os destinados à limpeza urbana. Só no recolhimento de lixo, foram gastos R$ 60 milhões nos últimos cinco anos. A próxima licitação da coleta está orçada em R$ 80 milhões. Já a limpeza de canais, que chegará à marca de 80 quilômetros neste ano, terá um investimento de R$ 150 mil.

Seja Doce com Pelotas terá jingle e personagens: são os docinhos tradicionais que ganharam vida e orientam sobre o descarte correto do lixo. A campanha terá inúmeras frentes, como mídia publicitária, cartilha para as escolas e concursos de limpeza de bairros. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) irá instalar 150 novas lixeiras de plástico em postes no Centro. Um convênio com o Susepe irá fornecer 150 ecolixeiras por semana – feitas de pneu reciclado pelos detentos do regime fechado – que serão colocadas no trajeto da limpeza urbana nos bairros.

Essa é a primeira grande campanha da gestão de Paula, de uma série de ações de cunho social e educativo. “Poderíamos usar os recursos de publicidade para divulgar nossas mais de cem obras civis e de infraestrutura espalhadas pelo município – o que nos traria maior vantagem política -, mas o nosso papel é de construir um bom futuro para Pelotas, promover uma mudança cultural, através da conscientização, independente de questões políticas”, pontuou. A partir de domingo (4), iniciam-se as inserções na mídia e o conceito será trabalhado pelos quatro anos de governo.

Seja Doce com Pelotas estará presente no estande da Prefeitura durante a 25ª Fenadoce, no Centro de Eventos, até o dia 18 de junho.

Fonte: ASCOM