AO VIVO

O secretário de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf), José Francisco Cruz, entregou à prefeita Paula Mascarenhas a carta de demissão, na qual oficializa o seu desligamento do governo. O titular da Sgaf permanece no cargo até o final de abril.

Cruz disse que sente muito ter que sair do governo e que motivos pessoais e de caráter irrevogável, o levaram à decisão. No encontro, o secretário garantiu à prefeita a continuidade do trabalho pela qualidade da equipe que liderou, especialmente no último e neste governo. “Formamos dentro da Secretaria uma equipe séria, inovadora e comprometida, constituída na sua quase totalidade de servidores de carreira, preparados e capacitados para dar continuidade aos processos administrativos e ficais”, registrou.

O secretário falou sobre o equilíbrio orçamentário financeiro alcançado. “Assumimos a Sgaf em momento de grande dificuldade e expressiva insuficiência financeira, apontada pelos levantamentos realizados por equipe técnica externa e pelos relatórios oficiais. Hoje podemos constatar a reorganização da Secretaria através da eficácia, do planejamento, administração e controle estratégico. Temos contas para saldar, futuros compromissos líquidos e certos como o Programa Pólo Sul e o décimo terceiro salário dos servidores públicos, procedimento este incomum no meio da administração pública”, relatou

A prefeita lamentou a saída e lembrou da atuação do secretário com o sucesso alcançado já nos anos 80, durante o primeiro governo do ex-prefeito Bernardo de Souza, que ficou na história com muitas realizações graças ao equilíbrio das contas públicas. Paula também destacou a atuação de Cruz na gestão de uma Secretaria tão importante, pela austeridade fiscal, além da segurança que passa para o gestor com sua competência, lisura, plena confiança e capacidade técnica. “O sucesso das outras secretarias depende da Sgaf”, ressaltou Paula.

Durante os quatro anos do governo Eduardo Leite, Cruz desempenhou com eficiência a gestão administrativa financeira deixando Pelotas num patamar diferente de muitos municípios brasileiros. Paula afirmou que não tem um substituto e que no momento oportuno deverá anunciar. “Pretendo escolher o próximo secretário o mais rápido possível, para que possa participar do período de transição junto com o diretor de Gestão Administrativa e Financeira, Otoni Sérgio Xavier, e com o secretário Cruz”, disse Paula.

Além da carta, o secretário entregou documento com análise e perspectivas da situação financeira da prefeitura e garantiu à prefeita que continuará parceiro deste governo.