Uma caravana com carros e ônibus de municípios da Zona Sul e Centro-Sul partirá do Sítio Floresta, às margens da BR-116, às 9h da próxima segunda-feira (20), rumo a Porto Alegre. A comitiva, que será escoltada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), tem encontro marcado com a bancada gaúcha no Congresso, às 14h, na Assembleia Legislativa. Na pauta, a urgência da continuidade das obras de duplicação da BR-116-Sul.

Em uma reunião liderada pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, nesta segunda-feira (13), no Paço Municipal, o grupo definiu as diretrizes para o encontro da próxima semana.

O presidente da Câmara Municipal de Pelotas, Luiz Henrique Viana (PSDB), ressaltou que a defesa da duplicação precisa ser uma luta estadual. “Todo este movimento tem apenas um objetivo: repercutir a importância do retorno das obras de duplicação além dos limites de cada um de nós”, declarou.

O pleito da região é pela liberação de R$ 200 milhões para a BR-116 ainda neste ano, por meio de eventuais remanejamentos orçamentários. Com isso, seria possível concluir 120 quilômetros de rodovia. Até o momento, o orçamento da União para 2017 prevê o aporte de apenas R$ 59 milhões.

A reunião desta segunda-feira também contou com a participação de outros prefeitos, representantes de Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, universidades, conselhos e entidades empresariais.
Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores/Ascom