O Direito na Rua terá nova ação neste sábado (22). O bairro Dunas receberá o projeto desenvolvido pelo curso de Direto da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que presta de forma gratuita assistência jurídica para comunidades carentes. Cerca de 15 acadêmicos estarão à disposição da população para prestar esclarecimentos sobre direitos. Também será realizada triagem e encaminhamento para judicialização de demandas. A atividade será realizada das 9h às 13h no CDD Dunas, rua Ulisses Guimarães esquina com a rua Três.

Com novo formato em 2016, que resgata a proximidade com comunidades menos privilegiadas, o projeto já teve edições realizadas nos bairros Getúlio Vargas e Vila Castilho. “Essa mudança teve a intenção de apresentar o Direito na Rua para comunidades carentes, cujos moradores muitas vezes não conhecem nosso trabalho ou sequer conhecem seus direitos e a forma de reivindicá-los”, explica a coordenadora do Serviço de Assistência Judiciárias da UCPel, professora Ana Paula Dittgen da Silva.

A cada nova edição, cerca de 20 atendimentos por ação e 15 encaminhamentos para judicialização são realizados. Demandas nas áreas de direito da família e cobrança de dívidas são as mais comuns, informa a coordenadora.

De acordo com Ana Paula, o Direito na Rua concretiza a vocação da Católica de ser comunitária e de estar presente na comunidade “O nosso projeto promove o acesso à justiça às pessoas segregadas e em estado de vulnerabilidade, por meio das triagens para a judicialização e também com a conscientização sobre os seus direitos”, avalia.

Além da comunidade, os acadêmicos do curso de Direito também ganham com a participação no projeto. “Conhecer a realidade dos bairros mais carentes, ajudar aqueles que precisam, vivenciar essa experiência é certamente um divisor de águas para a formação humanística e também técnica desses alunos”, diz.

As próximas edições do Direito na Rua deverão ocorrer no mês de novembro na comunidade Vasco Pires e em dezembro na Colônia Z3.

Vestibular

O curso de Direito está entre as 21 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2017, que a partir desta edição terá três opções de seleção de ingresso: prova tradicional, agendada ou uso da nota do Enem. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro através do site ucpel.edu.br/vestibular. A taxa de inscrição para o Vestibular Agendado, prova tradicional e para uso da nota do Enem é de R$ 50 até o dia 07 de novembro. Candidatos à Medicina pagam R$ 150, também até 7 de novembro. Após essa data, os valores serão alterados.

73019102016184414