O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) programou diversas atividades para a 39ª Expointer, que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A programação começa já nos primeiros dias da feira, sábado (27) e domingo (28), com a recepção aos visitantes na Casa do Irga, localizada dentro do parque.

Na segunda-feira (29), ocorre o já tradicional Dia do Arroz, evento apoiado pelo Irga e promovido pelo Canal Rural na Casa da RBS, no parque de exposições. Pela manhã, um programa, ao vivo, do Canal Rural terá a participação do presidente do Irga, Guinter Frantz, para falar sobre a importância da gestão na lavoura arrozeira.

O Dia do Arroz segue com uma palestra sobre ‘Gestão de Resultados em Tempos Imprevisíveis’, o fórum ‘Uma nova etapa para o aumento da produção de arroz no Rio Grande do Sul’, a apresentação do Projeto 10+ e uma análise sobre o futuro do Projeto Soja 6000.

Também na segunda-feira, o Irga e a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) lançam a 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, com uma coletiva de imprensa, às 16h30min, na Casa do Irga. A abertura da colheita ocorrerá de 16 a 18 de fevereiro de 2017.

Para terça-feira (30), o Irga programou o lançamento de cultivar de soja adaptada para cultivo em terras baixas, desenvolvida em parceria com a Bayer: BSIrga 1642 IPro. O instituto desenvolve pesquisas com soja dentro do programa de manejo de outras culturas em áreas de arroz irrigado.

Na quarta-feira (31), o Irga compartilha sua casa em Esteio com a Bolsa Brasileira de Mercadorias, com um jantar. Na quinta-feira (1º), haverá jantar organizado pela Camil. Na sexta-feira (2), haverá o jantar do Arroz Amigo, em parceria com o Clube Nacional do Arroz Amigo.

No sábado (3), o Irga promove o já tradicional arroz carreteiro, em sua casa no Parque Assis Brasil. O evento faz parte do Programa de Valorização do Arroz, conscientizando a população da importância de consumir o cereal, e consta na programação oficial da 39ª Expointer. Quem passar pela Casa do Irga ao meio-dia de sábado poderá degustar o carreteiro gratuitamente. (Adipex) O prato será elaborado pela equipe de gastronomia do instituto.
Texto: Sérgio Pereira/Ascom Irga
Edição: Denise Camargo/Secom