AO VIVO

A assistente social Ângela Neutzling Meggiato falou sobre adoção em Pelotas e sobre o cadastro nacional durante o Bom dia RU

Lançado em 2008, o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) é uma ferramenta digital que auxilia os juízes das Varas da Infância e da Juventude na condução dos procedimentos dos processos de adoção em todo o país.

Depois de ajudar milhares de crianças a encontrar uma nova família, o Cadastro passou por uma reformulação que facilitará o acompanhamento dos processos pelos juízes e tornará os procedimentos para efetivar a adoção ainda mais ágil.

Agora, os magistrados não precisam de mais do que cinco minutos para cadastrar crianças e pretendentes no CNA. Apenas 12 informações básicas são necessárias para colocar os perfis no sistema.

Mas a grande inovação do novo CNA é o sistema de alertas que informa o juiz automaticamente, via e-mail, sobre a existência de uma criança ou pretendente compatível com aquele perfil que ele acabou de registrar.

A automação no cruzamento de dados permite que o sistema encontre perfis de crianças e pretendentes que vivem em estados e regiões diferentes, o que desburocratiza o trabalho do magistrado e agiliza a efetivação das adoções.

Quase seis mil crianças e cerca de 33 mil pretendentes estão cadastrados no CNA atualmente. O processo leva de adoção no Brasil leva, em média, um ano.

Para saber como funciona o Cadastro Nacional de Adoção, acesse o Guia do Usuário.

cadastro_nacional_de_adocao_680x130