AO VIVO

O governador José Ivo Sartori comunicou que o governo do Estado quita, nesta terça-feira (21), em parcela única, o 13º salário de 2015 para todos os servidores do Executivo. A medida beneficia um total de 352.464 pessoas, entre servidores ativos e inativos, bem como os pensionistas do IPE, funcionários vinculados à administração indireta e as pensões alimentícias.
Com a antecipação, o Rio Grande do Sul economiza mais de R$ 85 milhões. “O crédito estará disponível para saque já nesta terça. Para viabilizar o pagamento do 13º salário de 2015 em uma única vez, foram necessários R$ 1,318 bilhão. Esse valor contempla também a chamada parcela indenizatória”, informou o governador.
Sartori salientou o esforço de vários setores do governo para assegurar o tratamento prioritário aos servidores públicos. “Em especial, enaltecer a compreensão dos senhores deputados estaduais, aprovando a lei para ajustar tanto o calendário do 13º salário – que antes previa o pagamento em seis parcelas entre junho e novembro -, como o próprio índice de indenização pelo atraso”. “A medida foi fundamental para que nenhum servidor tivesse qualquer prejuízo, independente dos que recorreram ou não a empréstimos bancários”, acrescentou.
O governador gravou a mensagem em Brasília, onde participou nesta segunda-feira (20) de reunião sobre a dívida com a União. Na oportunidade, comemorou a concessão aos estados, por parte do governo federal, de 100% de carência no serviço da dívida até o final do ano. “A renegociação da dívida com a União em condições mais favoráveis é fundamental para o Rio Grande do Sul. Estamos fazendo o tema de casa em termos de ajuste fiscal, mas precisamos da solidariedade do governo federal para superar este momento”.
Texto e edição: Secom