AO VIVO

Uma ação conjunta entre as secretarias de Justiça Social e Segurança (SJSS), por meio da Guarda Municipal (GM), e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) abordou ambulantes que vendiam mercadorias sem procedência no Calçadão de Pelotas. A Operação Mercúrio, fase 2, foi realizada em dois momentos na tarde desta quarta-feira (18/05/2016) e apreendeu milhares de mercadorias.

A primeira abordagem ocorreu às 16h, e três equipes, que somaram 20 guardas municipais e 16 agentes de Fiscalização, partiram de três pontos – rua Lobo da Costa esquina rua Andrade Neves, rua Sete de Setembro esquina rua Andrade Neves e rua Marechal Floriano esquina Praça Coronel Pedro Osório – em direção ao chafariz As Três Meninas, na esquina do Calçadão da Andrade Neves com a Sete.

O objetivo da ação é inibir o comércio irregular e a ocupação ilegal do espaço público, já que existem locais para comércio de camelôs, como o Pop Center, e para que aqueles que pagam corretamente seus impostos, aluguéis e vendem mercadorias legalmente, como os comerciantes do Calçadão, não sejam prejudicados com a ação de ambulantes.

Os produtos de origem importada serão encaminhados para a Receita Federal, os demais serão disponibilizados para a retirada frente à apresentação de notas fiscais e documentos que comprovem a origem. Foram recolhidos relógios, bijouterias, óculos, meias, mantas, carregadores de celular, entre outros produtos. No mês de abril a primeira fase da Operação Mercúrio apreendeu 1.700 itens. O número total da segunda fase será divulgado em breve.