Após quase um ano de negociações, o Instituto Geral de Perícias, enfim, vai para nova sede.

A previsão, segundo o coordenador regional do IGP, Luiz Roberto Ruschel, é de que até segunda feira (6), os serviços já sejam oferecidos na avenida Bento Gonçalves esquina rua Marcílio Dias. Por isso, nesta quarta, quintae e sexta-feira o instituto não deverá abrir as portas. “Precisamos fazer a mudança, então nesses dias os serviços estarão suspensos”, disse Ruschel. O Instituto Geral de Perícias funcionou durante 40 anos no prédio da rua 15 de Novembro, entre Cassiano e Major Cícero, centro de Pelotas.

A nova estrutura de 600 metros quadrados promete melhorias nos serviços oferecidos pelo IGP, como a Sala Lilás. A ala será destinada a mulheres, vítimas de violência. Segundo Ruschel, o grupo deverá receber atendimento especial. De acordo com o diretor e médico legista do IGP, no primeiro andar ficarão a recepção, o posto de identificação e o Instituto Médico Legal (IML). No segundo piso, serão o setor de criminalística e a sala de disparos. O necrotério, no entanto, deve continuar no mesmo endereço.

A 3ª Coordenadoria Regional de Perícias atende 25 municípios do Estado e conta com apenas 50% da capacidade considerada ideal no quadro de funcionários que trabalham no departamento criminal. Atualmente, conta com seis peritos, quatro papiloscopistas, seis fotógrafos, seis técnicos de perícia, seis médicos legistas e um servidor plantonista que atende a toda espécie de local de morte (homicídios, suicídios e acidentes de trânsito).

Municípios de abrangência do IGP Pelotas
Encruzilhada do Sul, Santana da Boa Vista, Amaral Ferrador, Dom Feliciano, Chuvisca, Camaquã, Cristal, Arambaré, São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Canguçu, Piratini, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra, Morro Redondo, Capão do Leão, Cerrito, Pedro Osório, Herval, Pelotas, Jaguarão e Arroio Grande.

Fonte: Diário Popular