AO VIVO

A Brigada Militar iniciou nesta segunda-feira (23) a inclusão de 178 soldados aprovados no último concurso público, para atuar no policiamento ostensivo e no Corpo de Bombeiros. Até esta terça-feira (24), os novos brigadianos devem apresentar os exames e demais documentos necessários para o ingresso no serviço público no Departamento Administrativo da BM (DA). Na quarta-feira (26), os novos brigadianos começam o curso de capacitação, que deve durar de seis a sete meses.

Para agilizar o processo de inclusão dos novos policiais, a corporação dividiu o sistema de apresentação em cinco etapas. Na primeira parte, o candidato apresenta os exames toxicológicos; em seguida, é realizada a verificação da documentação prevista no edital. Em uma terceira estação de trabalho, um servidor do DA lança os dados dos novos servidores no sistema de Recursos Humanos (RHE), gerando um número de matrícula do servidor no Estado. Na quarta etapa, o candidato recebe um ofício de apresentação que deverá ser entregue no Departamento de Ensino para início do curso de formação. Na quinta e última fase, os novos policiais são encaminhados ao setor que confecciona a carteira de identidade funcional.
Segundo o major Carlos Eduardo Dorneles, “a corporação desenvolveu o processo dividido em cinco etapas, realizadas no mesmo dia, para facilitar o encaminhamento dos dados de inclusão dos servidores. Posteriormente, as informações serão validadas pela Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos do Estado e provavelmente, os novos policiais vão receber o primeiro salário na folha de pagamento já no mês de junho”.

O ex-PM temporário e candidato aprovado no concurso, João Vitor Ramos Bustamante, natural de Uruguaiana, está entusiasmado com o início da nova carreira. “Tenho a expectativa de ampliar conhecimentos e crescer dentro da corporação”, disse.

Para Bruna Daneres dos Santos, de Santa Maria, a Brigada Militar é um exemplo de instituição séria e correta. “É um momento muito feliz, sempre sonhei ingressar na carreira militar, além de lutar contra a criminalidade”, ressaltou.

Texto: Sd Paola Dala Barba/Ascom PM5
Edição: Denise Camargo/Secom